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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3727
Tipo do documento: Dissertação
Título: "O significado da maternidade na adolescência"
Autor: Rossato, Ana Rita Scheffer 
Primeiro orientador: Ferreira, Berta Weil
Resumo: O objetivo deste estudo é a busca da compreensão do significado da maternidade na adolescência. A investigação ocorreu na cidade de Porto Alegre e utilizou-se a metodologia qualitativa fenomenológica. Foram realizadas entrevistas com seis adolescentes entre 15 e 17 anos de idade e que se encontravam no período do puerpério. As entrevistas, semi-estruturadas, possibilitaram a coleta de dados, e o conhecimento das vivências das jovens. Na análise das informações foi aplicado o método fenomenológico conforme proposta de Giorgi (1985) e Comiotto (1992). Os relatos da vida das mães adolescentes, sua visão de mundo permeada de desejos, fantasias, conflitos e de contradições permitiram o desvelamento das essências e suas dimensões. Entre as essências destacam-se: o assumir a maternidade, ligando os sentimentos das adolescentes ao papel de mãe; relacionamento familiar e afetivo, evidenciando a importância do apoio dos pais, do companheiro e de outros membros da família; os projetos de vida, relatando os planos interrompidos com a gravidez e a readequação da sua imagem corporal após a gestação e, por fim, os fatores educacionais e a maternidade responsável, abordando os conhecimentos da jovem, relacionados com os métodos contraceptivos, o cuidado com o filho e a possibilidade de reincidência da gravidez ainda na adolescência. A investigação apresenta sugestões de intervenções que poderão modificara situação da gravidez na adolescência e favorecer o estímulo à maternidade responsável, principalmente atraves de grupos de orientação multidisciplinares, a nivel de atendimento ambulatorial ou hospitalar, e que se proponham a uma abordagem holpistica, integrando esta adolescente e sua família ao contexto vivido neste momento.
Abstract: The surpose of this study is to search the understanding of the meaning of maternity during the adolescence. The research has been done in Porto Alegre city. It has been used the phenomenological qualitative methodology. The interviews with six adolescents aged between 15 and 17, which were in the post-birth period, have been taken place. The semi-structured interviews turned possible the collection of information and the knowledge of young mothers life experience origin. The phenomenological method was epplied in the analysis of the information accordingly to what Giorgi (1985) and Comiotto (1992) proposed. The adolescent mothers narratives, their world point-of-view jull of wisches, fantasies, conflicts and contradictions permitted to find out about essences and their dimenssions. The essences which stand out are: The meaning of maternity which makes a link between adolescents julings and mother's role; family and emotional relationship, which evidences that parents , partner's and other relatives support is very important; life projects which relates interrupted plans because of pregnancy and readequacy of adolescents body image after the pregnancy; and finally, educational factors and responsible maternity, which relate the young women's Knowledge about contraceptive methods, care with the child and relapsing into pregnancy in adolescence. This research presents suggestions of intervention that can modify the situation of the pregnancy during adolescence and favor stimulus to responsible maternity through a work with multidisciplinaries groups which involve the adolescents in a holistic way, integrating them with their family.
Palavras-chave: SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA
FENOMENOLOGIA
ADOLESCENTES
GESTAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSSATO, Ana Rita Scheffer. "O significado da maternidade na adolescência". 2001. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3727
Data de defesa: 11-Jan-2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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