Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3719
Document type: Dissertação
Title: Educação e o turista cidadão: Viva o Centro a Pé (Porto Alegre/RS 2006-2011)
Author: Abreu, Carina Vasconcellos 
Advisor: Bastos, Maria Helena Câmara
Abstract (native): O objetivo geral desta pesquisa é analisar a ação Viva o Centro a Pé, promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 2006 a 2011, a partir dos conceitos de turista cidadão e cidade educadora. A ação consiste em caminhadas orientadas por professores universitários, em roteiros no Centro Histórico e outros bairros antigos, oferecidas de forma gratuita à comunidade e turistas, e que já somam aproximadamente 13.000 participações. O estudo traz a interlocução entre os referenciais teóricos de Memória Coletiva e Lugares de Memória, Cidade Educadora, Turista Cidadão e Interpretação do Patrimônio, além de apresentar exemplos de ações similares à ação objeto de estudo. Em seguida traça um breve histórico da cidade de Porto Alegre e sua trajetória em relação a preservação do patrimônio, contexto em que surge a ação, analisando o histórico da ação em si, seus organizadores, roteiros, professores e participantes. Por último, apresenta os dados coletados e analisados quanto ao perfil do participante das caminhadas, sua motivação em realizá-las, e o que expressam em relação ao significado que conferem a ação e como a avaliam. Para esta análise foi utilizada pesquisa presencial e virtual a partir de formulário próprio, totalizando 108 questionários, além do acervo de 125 mensagens espontâneas enviadas a coordenação da ação. Para isso foi utilizada a metodologia de análise textual discursiva proposta por Moraes (2007). O estudo conclui que: a atividade pode fomentar a formação de turistas cidadãos, valorizando os lugares de memória da cidade, a partir de seu processo educativo; para manter o alto nível de satisfação dos participantes registrado até agora será necessário diversificar roteiros e orientadores; e que o aumento da oferta mensal de caminhadas, aliada a melhoria das formas de divulgação, pode ampliar e variar o público participante.
Abstract (english): This research aims to analyse Viva o Centro A Pé (Live Downtown on Foot), an action that has been offered by the Porto Alegre City Hall in the period from 2006 to 2011, starting from the concepts of citizen tourist and educating city. Viva o Centro a Pé actions consist of itineraries on foot guided by professors within the city‟s Historical Downtown and in other ancient headquarters. These actions are offered for free to community members and tourists, and have already served approximately 13,000 participations. The first chapter relates theoretical references about Collective Memory, and Sites of Memory, Educating City, Citizen Tourist, and Heritage Interpretation, and also presents examples of other actions that are similar to the one studied here. The second chapter summarizes the history of Porto Alegre City and its way towards heritage preservation, which is precisely the context in which the action comes about. It also analyses the history of the action itself, its organizers, itineraries, professors, and participants. The third chapter presents gathering and analysis of data about the profile of participants taking part in the walk, their motivation to do so, and their opinions about what the action means to them and how they evaluate it. In this analysis, both presence and virtual research was performed through a questionnaire specially developed for this purpose, which obtained 108 answers. 125 messages spontaneously sent to the action coordination were also analysed. The discourse analysis presented by Moraes (2007) was used for this purpose. The conclusions of this study are that the activity can support citizen tourist formation, thus raising the value of city‟s sites of memory from the educating process of the action. Besides, in order to keep participant satisfaction high, just as it has been registered so far, it will be necessary to diversify itineraries and guides. Also, an increased offer of monthly walks, together with better advertising means, can spread and diversify participants.
Keywords: EDUCAÇÃO
TURISMO
PATRIMÔNIO HISTÓRICO - PORTO ALEGRE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ABREU, Carina Vasconcellos. Educação e o turista cidadão: Viva o Centro a Pé (Porto Alegre/RS 2006-2011). 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3719
Issue Date: 16-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437867.pdfTexto Completo2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.