Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3708
Document type: Tese
Title: Comprometimento do estudante: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da educação superior
Author: Felicetti, Vera Lucia 
Advisor: Morosini, Marília Costa
Abstract (native): A Educação Superior vem sendo cada vez mais responsável pelo desenvolvimento científico, tecnológico e social de uma nação. Assim, além de esforços de todos os envolvidos nesse contexto educacional, as políticas públicas educacionais também são relevantes em prol da melhoria da qualidade da educação nesse nível de ensino. Esta Tese, está inserida no Programa Conjunto de Pesquisa CAPES/UTexas: Qualidade na Educação, sob Edital: CGCI nº 024/2007. Tem por objetivo analisar o comprometimento do aluno bolsista do Programa Universidade para Todos PROUNI (ingressados no programa em 2005) com a sua aprendizagem, e os impactos que esse novo acadêmico pode desencadear na universidade e na sociedade. A questão da qualidade na Educação Superior é abordada sob as dimensões da qualidade da Educação Superior estabelecidas por Harvey (2004-2011) e Entwistle (2005): entrada, processo e resultado. As dimensões apresentadas vão ao encontro do problema de pesquisa desta Tese: O comprometimento do aluno PROUNI com sua aprendizagem está relacionado com o sucesso em sua formação acadêmica? O egresso PROUNI causa impactos na universidade e na sociedade? O percurso teórico apresenta um olhar sobre a questão da qualidade na Educação Superior; traz a construção histórica do comprometimento ; aborda teorias pedagógicas e teorias relacionadas ao estilo de aprendizagem; apresenta a evolução histórica do acesso à Educação Superior brasileira, destacando o PROUNI e sua organização; e aborda a questão do impacto sob o viés da responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior e, também, sob a empregabilidade e satisfação desse novo perfil de graduados. O caminho metodológico usado nesta tese teve enfoque quanti-quali, com objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa de campo envolveu alunos PROUNI (492), de uma instituição de ensino comunitário do Estado do Rio Grande do Sul que já estavam formados em 2010 (198) e que responderam (134) ao instrumento de pesquisa. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram associados às dimensões que remetem à questão da qualidade na Educação Superior. A dimensão entrada foi contemplada pelos alunos PROUNI (ingressados em 2005), caracterizados por suas condições iniciais ao ingressar na vida acadêmica. Na dimensão processo identificou-se o comprometimento como fator de superação das dificuldades encontradas no percurso acadêmico, bem como identificaram-se nos indicadores de comprometimento, correlações com os indicadores de impacto na sociedade, na Instituição de Ensino Superior; e, ainda, na dimensão processo, identificaram-se correlações entre os indicadores de estilos de aprendizagem segundo estímulos sociológicos e fisiológicos. Na dimensão resultado foram identificados possíveis impactos gerados pelo novo perfil de graduados na sociedade e na universidade, como por exemplo, a relação entre empregabilidade e trabalho, a satisfação e as influências e/ou incentivos que esses graduados desencadeiam na sociedade. Diante disto foi comprovado que: Os resultados reais ou potenciais na formação do egresso PROUNI estão relacionados ao comprometimento desse perfil estudantil com a sua aprendizagem.
Abstract (english): The higher education has been increasingly responsible for scientific, technological and social development of a nation. So, in addition to the efforts of all involved in this educational context, the educational policies are also relevant in improving the quality of education at this level of learning. This dissertation is inserted into the Joint Research Program CAPES / UTexas: Quality in Education, under announcement: CGCI No. 024/2007. It aims to examine the engagement of the scholarship awarded students from the University for All Program PROUNI (started in 2005) with their learning and the impacts that these new graduates may trigger in both university and society. The issue of quality in higher education is approached from the dimensions established by Harvey (2004-2011) and Entwistle (2005): input, process, and outcome. The dimensions shown are in line with the research problem of this dissertation: Is the PROUNI students‟ engagement with their learning related with success in their academic training? Does the PROUNI graduate causes impact in both university and society? The theoretical approach provides a look at the issue of quality in higher education; brings the historical construction of engagement ; addresses pedagogical and learning style theories; presents the historical evolution of the access to higher education in Brazil, highlighting the PROUNI and its organization; addresses the question of the impact on the bias of the social responsibility of Higher Education Institution and the issue of employability and satisfaction of this new graduates‟ profile. The methodological approach used in this dissertation has both quantitative and qualitative focuses, with explanatory objective and ex post facto technical procedure. The research involved PROUNI students from a nonprofit university in the state of Rio Grande do Sul who started the program in 2005, (492), those who graduated by 2010 (198) and those who answered the proposed survey instrument (134). The results of this study were associated to the dimensions directed to the quality in higher education. The input dimension was contemplated by all PROUNI students, characterized by their initial conditions upon entering academic life. In the process dimension, it was identified that arising difficulties in the academic pathway were overcome up by engagement. Indicators of engagement correlated with indicators of impact on society, and the Higher Education Institution. In this process, it was also identified correlations between indicators of learning styles related to sociological and physiological stimuli. In the outcome dimension were identified potential impacts generated by the new profile of graduates at both university and society, such as the relationship between employment and work, satisfaction and the influences and/or incentives that these graduates trigger in society. This way, it has been proved that the real or potential outcomes in the training of the PROUNI graduate are related to student‟s engagement with his or her learning.
Keywords: EDUCAÇÃO
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FELICETTI, Vera Lucia. Comprometimento do estudante: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da educação superior. 2011. 598 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3708
Issue Date: 7-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
437552.pdfTexto Completo5.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.