Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3699
Tipo do documento: Dissertação
Título: História de formação e atuação docente : um estudo sobre dimensões da (in) satisfação junto a um grupo de professores, em uma escola de ensino fundamental de Porto Alegre
Autor: Jagmin, Cléia Rení Fortes 
Primeiro orientador: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Resumo: O presente estudo, uma pesquisa de cunho qualitativo, busca conhecer diferentes dimensões de satisfação ou de insatisfação docente, expressas por professores de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Porto Alegre. Para tal foram selecionados cinco professores e, através de diferenciados instrumentos e de observações, com eles utilizados, foi possível elencar diferentes dimensões e buscar, no entrelaçamento de olhares de alguns teóricos, uma aproximação com a realidade vivida por docentes de diversos espaços no cotidiano educacional brasileiro, haja vista que tais dimensões são identificadas, junto a outros professores, através de seus relatos, suas histórias de vida, na crise educacional que estamos vivendo. A desvalorização da profissão docente, que reflete a desvalorização da educação, tem sido presença constante, tanto no meio educacional, quanto junto à sociedade, em geral. O apoio teórico é dado através de Arroyo, Tardif, Lessard, Josso, Nóvoa, Mosquera, Stobäus, Santos e outros, tendo como linha condutora os estudos referentes às histórias e narrativas de vida e formação, propostos por Abrahão. O estudo traz a ideia da urgente necessidade de vinculação entre a prática e a teoria e da promoção de espaços amplos de formação, visando a adequação do fazer docente aos novos tempos que professores e alunos vivenciam na sociedade hodierna.
Abstract: This study, a qualitative research project, seeks to discover different dimensions of teaching satisfaction or dissatisfaction expressed by teachers in an elementary school in the city of Porto Alegre. To this end, five teachers were selected and through different instruments and observations used by them, it was possible to list the different dimensions and look for, the intertwining views of some theorists, an approximation of the reality experienced by teachers in different educational settings in everyday Brazilian life. Considering that such dimensions are identified, along with other teachers, through their accounts, their life stories, in the educational crisis we are living. The devaluation of the teaching profession, which reflects the devaluation of education, has been a constant presence, both in the educational environment and in society in general. Theoretical support is given by Arroyo, Tardif, Lessard, Josso, New Mosquera, Stobäus, Santos and others, having as a guiding principle the studies on the stories and narratives of life and training, proposed by Abrahão. The study introduces the idea of an urgent need to link the theory and practice, and the promotion of wide space for training, having in view an adequate education to the new moment lived by teachers and students nowadays.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: JAGMIN, Cléia Rení Fortes. História de formação e atuação docente : um estudo sobre dimensões da (in) satisfação junto a um grupo de professores, em uma escola de ensino fundamental de Porto Alegre. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3699
Data de defesa: 19-Dez-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
437480.pdfTexto Completo1,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.