Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3694
Document type: Dissertação
Title: Níveis de mal/bem-estar docente, de autoimagem e autoestima e de autorrealização de docentes em uma escola tradicional de Porto Alegre
Author: Dohms, Karina Pacheco 
Advisor: Stobäus, Claus Dieter
Abstract (native): A presente pesquisa buscou analisar as possíveis influencias que o mal/bem-estar docente pode provocar no fazer docente, através da coleta de respostas de docentes de uma escola tradicional de Porto Alegre, após o preenchimento de Questionários de Mal-estar Docente, de Autoimagem e autoestima e de Autorrealização. No Referencial teórico são elencados elementos das possíveis causas e consequências do mal-estar docente, hoje mais comum nas instituições de ensino, e as formas de revertê-lo em bem-estar docente. Sabe-se que ser professor, na atualidade, não é tarefa fácil, mas também é, antes de tudo, estar bem preparado para trabalhar com a diversidade, isto é, desde a formação até constantes atualizações. A pesquisa, que é quanti-qualitativa, coletou respostas de 25 docentes, de Educação Infantil ao Ensino Médio, com idades entre 26 e 58 anos, em questionários quantitativamente analisados com Estatística Descritiva e Inferencial, utilizando para a qualitativa a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Através das respostas fica possível evidenciar que existe um grande nível de estresse entre os professores, que consideram como as principais fontes de pressão: o relacionamento com familiares de alunos; falta de respaldo dos cuidadores; falta de recursos materiais na escola; indisciplina discente; burocracias escolares e trabalhos além da carga horária, acabando por interferir na vida pessoal; insatisfação com salário; avaliações sistemáticas dos alunos; desvalorização da docência; dificuldade em atender alunos com necessidades educacionais especiais. Para diminuir este estresse procuram: relações positivas com seus alunos; apoio de colegas docentes e pelo sindicato; clareza quanto a seu papel docente; duração das férias escolares; poder planejar com antecedência atividades, a fim de tornar seu trabalho mais interessante; administrar bem seus tempos e reconhecer suas próprias limitações; recorrer a hobbys e passatempos; poder desabafar com seus familiares/colegas. O estudo também constatou níveis considerados como mais positivos de autoimagem e autoestima entre os docentes, e na análise do Questionário de Autorrealização observou-se um índice de maiores necessidades físicas, sendo a de menor índice as necessidades de relacionamento. Nos comentários finais ressalta-se o elevado nível de estresse entre os pesquisados, apesar de tendência a níveis positivos de autoimagem e autoestima, existindo também outras necessidades a serem satisfeitas, para chegarem a uma melhor autorrealização, considerando-se a importância de adotar ações que contribuam à melhoria da saúde docente, tanto por parte das instituições de ensino quanto da sociedade, proporcionando apoio, acolhimento, desenvolvendo relações baseadas no afeto e bem-estar
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DOHMS, Karina Pacheco. Níveis de mal/bem-estar docente, de autoimagem e autoestima e de autorrealização de docentes em uma escola tradicional de Porto Alegre. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3694
Issue Date: 8-Sep-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
434468.pdfTexto Completo1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.