Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3693
Document type: Dissertação
Title: Educação física nas séries iniciais: uma proposta de bem-estar para unidocentes do município de Alegrete-RS
Author: Guterres, Rodrigo de Azambuja 
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Abstract (native): Os problemas que afligem a profissão docente não são algo novo, nem original, acham-se ligados à própria origem, ao desenvolvimento histórico e à valorização social dessa profissão. A presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação unidocente das séries iniciais da rede pública municipal de Alegrete RS, bem como, relacionar a percepção das unidocentes quanto à inclusão de um profissional de Educação Física nas aulas. O presente estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quanti-qualitativa. A população alvo deste estudo foi composta por professores unidocentes das séries iniciais do município de Alegrete RS. A amostra, para a análise quantitativa, foi composta por 106 professores de ambos os sexos, unidocentes das séries iniciais da rede pública municipal. Para a análise qualitativa foi definido aleatoriamente dez (10) professores unidocentes. O estudo foi dividido em duas partes, a primeira foi à verificação dos níveis de satisfação e motivação dos unidocentes por meio de questionário construído por Santos (2011). A segunda parte do estudo englobou uma entrevista com questões abertas. Observando os dados em relação ao perfil dos unidocentes, percebe-se o predomínio do gênero feminino na atuação em séries inicias, bem como a grande experiência e qualificação na atuação profissional. Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeito com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e importam-se com o reconhecimento dos colegas e da instituição onde trabalha. Destacam ainda a importância da família e de bons exemplos de professores no processo da formação profissional. Os unidocentes se dizem satisfeitos em geral, principalmente em relação a carga-horária e a autonomia e independência. O aspecto de descontentamento dos unidocentes se debruça sobre o salário, onde existe insatisfação e descontentamento pela maioria dos entrevistados. Para realizar a análise dos dados qualitativos, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (2007). Tendo uma relação direta com a satisfação, motivação, mal-estar e bem-estar, estabeleceram-se as seguintes categorias para análise: o ambiente de bem-estar unidocente; o cotidiano do trabalho docente; a Educação Física nas séries iniciais. Quase a totalidade dos 10 participantes dos questionamentos destaca como ponto fundamental do bem-estar unidocente a afetividade, o bom relacionamento e a realização profissional. Observou-se na fala das unidocentes, como aspecto positivo da unidocência, as relações interpessoais e a constituição de laços afetivos como ponto de bem-estar. Essas considerações destacam a importância dessa investigação, no diagnóstico dos problemas que enfrentam os professores unidocentes e na sugestão de implantação de um profissional de Educação Física em conjunto as unidocentes como proposta de bem-estar dos professores e no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO FUNDAMENTAL
BEM-ESTAR DA CRIANÇA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GUTERRES, Rodrigo de Azambuja. Educação física nas séries iniciais: uma proposta de bem-estar para unidocentes do município de Alegrete-RS. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3693
Issue Date: 26-Aug-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433787.pdfTexto Completo894.59 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.