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dc.creatorMachado, Ana Maria Ortiz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772033P6por
dc.contributor.advisor1Enricone, Délcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:17Z-
dc.date.available2007-01-18-
dc.date.issued2007-01-08-
dc.identifier.citationMACHADO, Ana Maria Ortiz. Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3688-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo refletir sobre a formação dos professores do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e como esta repercute no aprendizado dos alunos. Para atingir este objetivo foi necessário levantar informações sobre o que pensam os alunos formandos acerca da formação dos seus professores, investigar o que leva um profissional do Direito a tornar-se professor e descobrir quais são os suportes teóricos que amparam estes professores no desempenho da sua missão de formar os operadores do Direito do amanhã. Para chegar a estas respostas foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um para os alunos formandos que concluíram o curso no final do ano de 2005 e outro para os professores recentemente admitidos, entendendo-se como tal aqueles que foram contratados pela PUCRS no período compreendido entre 2004 e 2005 para lecionarem na Faculdade de Direito. Para a coleta de dados, foram distribuídos questionários individuais cujas respostas foram analisadas através do método Análise de Conteúdos e classificadas em diversas categorias. Os resultados obtidos nos levam a inúmeras reflexões. Estas passam por diversos caminhos e instigam a pensar que muitas transformações são necessárias no ensino jurídico e que todas passam, inegavelmente, pelos professores. Daí resulta o porquê deste trabalho: ser mais uma contribuição para fomentar as discussões sobre o ensino do Direito. Num momento em que se discute a Educação Superior para o terceiro milênio, parece oportuno que os profissionais de todas as áreas se voltem para dentro de si mesmos, questionando sua formação, práticas, métodos, repensando a dinâmica de suas aulas, forma de agir e de relacionar-se com seus alunos dentro e fora da sala de aula.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386375.pdf: 1600624 bytes, checksum: d5b30c74602d85447130cb379cb48940 (MD5) Previous issue date: 2007-01-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13413/386375.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDIREITO - ENSINOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPUCRS - FACULDADE DE DIREITOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleEnsino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprenderpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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