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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cechin, Andréa Forgiarini | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797086T1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Nara Maria Guazzelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:16Z | - |
dc.date.available | 2007-01-18 | - |
dc.date.issued | 2007-01-11 | - |
dc.identifier.citation | CECHIN, Andréa Forgiarini. Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos. 2007. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3685 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa problematiza a relação entre a constituição das identidades homossexuais de homens adultos e suas vivências em espaços educativos formais, não formais e informais. Como ponto de partida para desenvolver o estudo, foram formuladas questões que focalizam percepções e sentimentos desses homens adultos em relação a si próprios e aos outros, tendo em vista suas vivências nesses espaços educativos e, especialmente, suas experiências de discriminação e resistência. Apoia-se teoricamente nas contribuições da Psicologia Social Crítica (Ciampa, 2001; Jacques, 1998) e nos estudos de Trevisan (2000), Green (2000), Mott (2003), Nunan (2003) e Santos (1997). O método utilizado é uma análise compreensiva de base fenomenológica (Giorgi, 1978; Bernardes, 1989) e os sujeitos são oito homens adultos que se identificam como homossexuais. A compreensão do processo de constituição das identidades homossexuais emerge na trama dos temas que pretendem penetrar as essências do fenômeno, assim organizados: vivências em espaços educativos formais e não formais; vivências em espaços educativos informais; percepções sobre homossexualidade; experiências de discriminação e resistência. As reflexões elaboradas sustentam a tese deste trabalho: as vivências em espaços educativos formais, não formais e informais, de homens adultos que se consideram homossexuais, especialmente as que envolvem preconceito e discriminação, marcam a constituição das identidades desses sujeitos à medida que produzem maneiras singulares deles relacionarem-se consigo mesmo e com o mundo. O esforço de superação da condição de discriminação e preconceito, o qual pode configurar movimentos de resistência nos planos individual e social, imprime significados distintos na constituição das identidades homossexuais desses sujeitos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386368.pdf: 443777 bytes, checksum: 6c10c15caec7c7787b2dff4682fd1841 (MD5) Previous issue date: 2007-01-11 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13435/386368.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | HOMOSSEXUALISMO | por |
dc.subject | PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.subject | DISCRIMINAÇÃO SEXUAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.title | Vivências em espaços educativos : constituição de identidades homossexuais em homens adultos | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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386368.pdf | Texto Completo | 433,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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