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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Ermel, Tatiane de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4551344E6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bastos, Maria Helena Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:14Z | - |
dc.date.available | 2011-04-29 | - |
dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
dc.identifier.citation | ERMEL, Tatiane de Freitas. O gigante do alto da bronze : um estudo sobre o espaço e arquitetura escolar do Colégio Elementar Fernando Gomes em Porto Alegre/RS (1913 1930). 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3679 | - |
dc.description.resumo | O estudo analisa o espaço e a arquitetura escolar do Colégio Elementar Fernando Gomes, construído em Porto Alegre em 1913, com o projeto do engenheiro Affonso Hébert. Examina questões referentes à inadequação dos espaços adaptados para a escola primária e a necessidade de construção de prédios escolares, estabelecendo uma relação com o planejamento e construção visual das cidades, no início da Primeira República no Brasil. O objetivo principal consiste em acompanhar o período de construção do Colégio Elementar Fernando Gomes (1913-1922) relacionando-o com os projetos de reformas da cidade de Porto Alegre. Foi realizada uma busca sobre outras aquisições, construções e reformas de prédios escolares por parte do Governo do Estado, a fim de inventariar o conjunto dos espaços escolares em Porto Alegre, assim como do interior do Estado. A pesquisa documental analisa os Relatórios de Obras Públicas e Relatórios da Instrução Pública. Utiliza como corpus empírico fontes iconográficas e periódicos de época. Podemos constatar que a construção do prédio do Colégio Elementar Fernando Gomes inaugura no Rio Grande do Sul uma nova concepção de espaço e arquitetura escolar para a escola primária, que além de seu aspecto funcional, ou seja, para receber um número elevado de alunos, incorpora uma série de significados simbólicos, alinhados ao ideal republicano. A melhora visual da Capital do Estado era de grande importância e a construção de prédios escolares uma das principais propagandas do regime instaurado com o advento da República | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431032.pdf: 8474817 bytes, checksum: dbf6a31dce88df573c082ad5cd2b3c67 (MD5) Previous issue date: 2011-03-01 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13371/431032.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CONSTRUÇÕES ESCOLARES | por |
dc.subject | ARQUITETURA - ESCOLAS | por |
dc.subject | ESCOLAS - PORTO ALEGRE - HISTÓRIA | por |
dc.subject | ESCOLAS - PLANEJAMENTO | por |
dc.subject | BRASIL - HISTÓRIA - REPÚBLICA, 1889-1930 | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O gigante do alto da bronze : um estudo sobre o espaço e arquitetura escolar do Colégio Elementar Fernando Gomes em Porto Alegre/RS (1913 1930) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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431032.pdf | Texto Completo | 8,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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