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dc.creatorRosa, José Paulo da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795386A3por
dc.contributor.advisor1Castro, Marta Luz Sisson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783345P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:13Z-
dc.date.available2011-04-18-
dc.date.issued2011-01-12-
dc.identifier.citationROSA, José Paulo da. Gestão escolar : um modelo para a qualidade Brasil e Coreia. 2011. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3677-
dc.description.resumoA tese aborda a gestão escolar. Gestão escolar entendida como responsabilidade do diretor da escola e sua equipe, dentro do plano da ação da escola. Diferencia-se da gestão educacional, que tem a ver com as responsabilidades dos governos e se expressa na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. A questão de pesquisa que deu origem a este trabalho é: Qual o modelo de gestão escolar de uma escola de qualidade? O objetivo geral da tese foi o de identificar qual o sistema de gestão escolar de instituições que obtêm bons resultados na aprendizagem dos alunos. Além disso, teve como objetivos específicos discutir o que efetivamente se entende por gestão escolar e qualidade do ensino, bem como aplicar os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o sistema de gestão das escolas. Os referenciais utilizados dão uma idéia do que se pensa em termos de administração, gestão, gestão escolar, qualidade, qualidade na educação, além de discutir o modelo de gestão preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade. A metodologia de pesquisa utilizada foi de modo qualitativo, com estudo de caso múltiplo. Foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio da Coreia do Sul, país que têm obtido excelentes resultados com seus alunos em testes internacionais como o PISA, por exemplo. Também foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio do Brasil que tiveram as melhores notas no IDEB e ENEM do ano de 2009, no Rio Grande do Sul. A pesquisa revela a forma como essas escolas fazem a gestão escolar e identifica que não existe um modelo característico nas oito escolas, nem mesmo entre as quatro coreanas, ou entre as quatro brasileiras. Deste modo, o autor, fundamentado na pesquisa e no referencial apresentado, propõe um modelo de gestão escolarpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430799.pdf: 13331082 bytes, checksum: 168a6e21d9c88e845fef23c0f0c6a4e8 (MD5) Previous issue date: 2011-01-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13245/430799.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - QUALIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão escolar : um modelo para a qualidade Brasil e Coreiapor
dc.typeTesepor
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