Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3673
Document type: Dissertação
Title: Avaliação externa : um caminho para a busca da qualidade da educação
Author: Wiebusch, Eloisa Maria 
Advisor: Portal, Leda Lísia Franciosi
Abstract (native): O presente estudo buscou investigar os fatores e as ações que contribuíram para duas escolas situadas em dois municípios do Vale do Taquari estarem entre as cem melhores escolas estaduais, no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, SAERS de 2007 e 2008. O SAERS destina-se a alunos do ensino fundamental e médio, em termos de domínio de competências e habilidades cognitivas básicas, visando a avaliar, de forma objetiva e sistemática, a qualidade da educação básica oferecida nas escolas gaúchas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores do ensino médio de língua portuguesa e matemática e com as equipes gestoras (diretores e supervisores). A metodologia de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). Diversos fatores e ações foram mencionados pelos entrevistados, os quais contribuíram para as escolas estarem por dois anos consecutivos entre as cem melhores do RS, SAERS/2007/2008: trabalho coletivo, em equipe, fruto da contribuição de todos os professores, de todas as disciplinas não só as de língua portuguesa e matemática avaliadas; trabalho diferenciado pelas características diversificadas nele contempladas; envolvimento, empenho, esforço, dedicação, seriedade, responsabilidade dos integrantes da escola; infraestrutura das escolas; ambiente de aprendizagem voltado para humanização; diretor, líder central do processo educacional, tendo como foco do trabalho o sucesso escolar dos alunos; supervisor educacional, mediador e articular do processo educativo, comprometido com a construção do conhecimento de professores e alunos; professor gestor da aprendizagem, protagonista do processo educacional, agente de transformação, de um fazer pedagógico diferente, mediado por atividades diversificadas; funcionário colaborador do processo educativo; aluno com desejo em progredir, em construir o conhecimento dentro e fora da escola, valoriza o aprender, vontade de estudar e estar entre os melhores, ao lado da dedicação e maturidade; pais envolvidos, integrados, parceiros das atividades da escola. Quanto às ações enfatizaram: incentivo para a participação da família; trabalho diversificado de sala de aula numa abordagem interdisciplinar, privilegiando ler, escrever e resolver problemas: desenvolvimento de diferentes projetos, organização de eventos; 28 investimentos em ações de educação continuada nas propostas das escolas, voltadas para a autoformação. A pesquisa busca contribuir, com indicação de possíveis alternativas para construção de uma escola de qualidade, tanto na avaliação externa como na interna, numa perspectiva de Educação para a Inteireza.
Keywords: EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: WIEBUSCH, Eloisa Maria. Avaliação externa : um caminho para a busca da qualidade da educação. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3673
Issue Date: 13-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430438.pdfTexto Completo1.48 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.