Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Caroni, Cybelle | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482654A6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcos Villela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824U5 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:10Z | - |
dc.date.available | 2011-08-08 | - |
dc.date.issued | 2011-01-14 | - |
dc.identifier.citation | CARONI, Cybelle. Como é ser professor de crianças de 1 a 2 anos? : um olhar crítico-reflexivo sobre uma realidade vivida. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3665 | - |
dc.description.resumo | Como é ser/tornar-se professor de crianças de 1 a 2 anos? No intuito de responder a este questionamento e pesquisar como é que a minha experiência - o que eu vivo - transforma-se em saber experiencial - no que eu sei -, analisei os registros escritos diários e avaliações - feitos de 2004, quando iniciei a docência na primeira turma de Classe Bebê de uma escola particular do município de Porto Alegre, a 2010. As primeiras investigações giraram em torno do aprofundamento teórico das ideias sobre o saber, através dos estudos de Clermont Gauthier e Maurice Tardif, e sobre a experiência, através de Hans-Georg Gadamer, Jorge Larrosa e Marie-Christine Josso. Acreditando que a escrita é uma das formas de pensar, refletir e promover auto-formação docente, agrego as ideias de John Dewey e Miguel Zabalza à base teórica desta dissertação. Partindo dos estudos destes autores, faço uma análise textual discursiva, ancorada na minha prática docente, onde reconheço que a teoria e a prática se complementam. A teoria me dá subsídios para enfrentar situações inusitadas que a prática provoca, mas ela depende da prática para poder existir. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430432.pdf: 1347180 bytes, checksum: be49d246e5b571cd2875107606364136 (MD5) Previous issue date: 2011-01-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13421/430432.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | EDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Como é ser professor de crianças de 1 a 2 anos? : um olhar crítico-reflexivo sobre uma realidade vivida | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
430432.pdf | Texto Completo | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.