Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Luiz Henrique Ferraz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706495Y1por
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:10Z-
dc.date.available2010-08-18-
dc.date.issued2010-06-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Os discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978). 2010. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3661-
dc.description.resumoEste é um estudo envolvendo a história da matemática recente no Rio Grande do Sul entre os anos de 1951 e 1978. Possui como referencial a Revista do Ensino/RS, que circulou em igual período com o objetivo de fornecer orientações, subsídios, opiniões e atividades para o(a) professor(a) primário(a), num primeiro momento, e, posteriormente, para as demais séries do 1º e 2º graus. Sua penetração no mercado editorial educacional foi sem precedentes, podendo ser atribuída a este periódico o status de produtora de discursos sobre diferentes temas, aqui especificamente sobre a matemática, de forma a orientar sobre seus conteúdos, sua importância, validade e necessidade junto à escolarização. Os discursos que circularam na Revista do Ensino/RS, tendo como referência a concepção de Michel Foucault, foram agrupados e analisados em sete categorias: discursos sobre o (a) professor (a) e o aluno; sobre a matemática; metodologia; aritmética; geometria; sobre a imagem e a matemática moderna. Em cada uma destas categorias é analisado o que dizem os artigos do periódico e como se estruturam como enunciadores de verdades, também pela ótica foucaultiana. O agrupamento em tais categorias foi possível após a catalogação de 233 artigos publicados pela revista e analisados com esse fim. Como estudo, é possível concluir o quanto de contribuições vieram do material selecionado, de forma a ser possível atribuir à Revista do Ensino/RS a dimensão de grande propulsora de elementos discursivos sobre matemática que perduram até hoje em práticas e no ideário sobre seu ensino.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425387.pdf: 5284048 bytes, checksum: 46799d44c32331cd463a34f031a41e8b (MD5) Previous issue date: 2010-06-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13313/425387.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectREVISTA DO ENSINO - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs discursos sobre a matemática publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - (1951-1978)por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
425387.pdfTexto Completo5,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.