Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Parode, Valquíria Pezzi | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779502J1 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portal, Leda Lísia Franciosi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:23:09Z | - |
dc.date.available | 2010-05-18 | - |
dc.date.issued | 2010-01-13 | - |
dc.identifier.citation | PARODE, Valquíria Pezzi. Consciência cósmica : educação transdisciplinar e estética biocósmica configurando a imaginação simbólica e o ser multidimensional. 2010. 443 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3657 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa movimenta-se no campo das teorias do conhecimento das Artes, sendo construída pelo princípio da Religação dos Saberes (Morin, 2002), envolvendo distintas áreas do conhecimento, indo da Física Quântica e da Neurociência, à Psicologia Transpessoal, da Filosofia (Fenomenologia) à Semiótica. O trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Ensino e Educação de professores. O objetivo da pesquisa foi compreender como a Consciência Cósmica, se manifesta como espectro eletromagnético a partir de diferentes freqüências vibratórias e, enquanto Inteligência Espiritual que se constitui pela alma, como por meio da Educação Transdisciplinar e da Estética Biocósmica, configura a Imaginação Simbólica e o Ser Multidimensional. A proposta vivencial do Curso, instigado a partir da Arte Vibracional, desenvolveu-se por uma abordagem qualitativa de cunho Transdisciplinar (Nicolescu, 2001, Morin, 2000 e Wilber, 1998) e pela Fenomenologia Hermenêutica (Gadamer, 1998), que permite a interpretação da teoria com o processo empírico entendido aqui como vivência. Sua proposta foi possibilitar Experiências Estéticas a partir da Arte, da Educação e da Espiritualidade, caminhos que permeiam a transcendência pelo sensível, os quais a emergência do sagrado passa a ser experimentado nas Vivências Estéticas, Corporais e Simbólicas (mitos e ritos). As vivências, calcadas numa abordagem transdisciplinar e por procedimentos multidimensionais de ampliação de consciência, visam à construção de um ser humano integral, ético, social e cósmico. A referida abordagem pretende possibilitar a criação nos campos da Arte e da Educação, em que o conhecimento seja um acontecimento dado na conexão do campo sensível com o inteligível, sendo o corpo, em interação com o universo biocósmico, o mediador do processo. A metodologia empregada visa, portanto, a ressaltar a importância do método, na construção de uma Educação e de uma Estética enquanto formas essenciais de conhecimento. Aprofunda nossa relação com a vida, de forma que permeia o imaginário e o mundo real, possibilitando por meio do processo multidimensional, a ampliação da consciência para uma nova visão e abordagem da realidade. A pesquisa utilizou-se de registros escritos, assim como, de fotos, imagens e filmagens dos Seminários Vivenciais realizados no Curso de Formação Multidimensional e Ampliação da Consciência, criado e desenvolvido pela pesquisadora. Participam da investigação 12 alunos do nível I, selecionados aleatoriamente e que tiveram seus materiais analisados, a partir de suas Vivências Estéticas, Corporais e Simbólicas vivenciadas no Curso. A busca de compreensão e interpretação dos dados da pesquisa se constitui a luz da filosofia hermenêutica de Gadamer (2002) e da semiótica de Greimas (2001). Ao considerar as diferentes etapas do Curso se constata a seguinte tese: A Consciência Cósmica se constitui a partir de várias vibrações e freqüências, se manifesta na alma como Inteligência Espiritual, possibilitando a síntese das dualidades, a Unidade, e mediada pela Educação Transdisciplinar e a Estética Biocósmica configura a Imaginação Simbólica, as Imagens e o Ser Multidimensional, instituindo o conhecimento intuitivo e a criatividade. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423348.pdf: 6521739 bytes, checksum: 40841072925eccc1c59797e0d2c564ec (MD5) Previous issue date: 2010-01-13 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13379/423348.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | TRANSDISCIPLINARIDADE | por |
dc.subject | CONSCIÊNCIA | por |
dc.subject | COSMOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Consciência cósmica : educação transdisciplinar e estética biocósmica configurando a imaginação simbólica e o ser multidimensional | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
423348.pdf | Texto Completo | 6,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.