Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3653
Document type: Tese
Title: Histórias de vida : trajetórias de professoras no cenário político de Porto Alegre perfis (auto) biográficos no mundo contemporâneo
Author: Kroeff, Maria Bernadete Moreira 
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Abstract (native): Este é um estudo sobre a trajetória de vida de duas professoras, Iara Wortmann e Maria Augusta Feldman, que se lançaram ao mundo público da política partidária atuando como Deputadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 1990 a 2002. Busquei compreender de que forma o desenvolvimento profissional das professoras contribuiu para que atuassem no poder decisório do Parlamento Gaúcho em defesa da qualidade do ensino público e do Magistério prioritariamente. Através da História Oral de Vida a trajetória pessoal, e, profissional das professoras foram se descortinando. A partir das narrativas auto (biográficas) foi possível observar de que forma as professoras Iara e Maria Augusta constituiram-se em profissionais reconhecidas publicamente, principalmente no meio educacional. E deixassem legados importantes para a História da Educação no Rio Grande do Sul.
Keywords: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - RIO GRANDE DO SUL - BIOGRAFIAS
EDUCAÇÃO - ASPECTOS POLÍTICOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3653
Issue Date: 12-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422911.pdfTexto Completo3.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.