Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3650
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do Primeira Infância Melhor através de estudos de casos : o encontro entre a educação formal e não-formal
Autor: Bernardes, Karine Isis 
Primeiro orientador: Castro, Marta Luz Sisson de
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os impactos do Programa Primeira Infância no primeiro ano de escolarização, a partir da comparação entre três crianças atendidas pelo PIM e três crianças que não receberam nenhum tipo de atendimento na educação infantil no município de Dois Irmãos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de base qualitativa. Foram entrevistadas três famílias que foram atendidas pelo PIM, três famílias que não receberam este atendimento e as professoras das seis crianças selecionadas. Além disso, foram examinados documentos institucionais e depoimentos registrados no instrumento de Acompanhamento de Ganhos de Desenvolvimento Infantil do Programa. Buscou-se com esta pesquisa, verificar os impactos educacionais do Primeira Infância Melhor nas três crianças avaliadas e que receberam atendimento do Programa; analisar o envolvimento dos seis pais/cuidadores acompanhados na rotina escolar de seus filhos; verificar os ganhos de todas as crianças pesquisadas nas dimensões cognitiva, motora, socioafetiva e de linguagem; refletir sobre o relacionamento das seis crianças avaliadas com professores e demais colegas; verificar o processo de adaptação à instituição formal das seis crianças acompanhadas, além de refletir sobre a importância de políticas públicas no atendimento às crianças em seus primeiros anos de vida, a partir do trabalho realizado no município de Dois Irmãos. A análise mostrou que as crianças participantes do PIM apresentaram melhor desenvolvimento no primeiro ano de escolarização, além de conseguirem uma melhor adaptação. As famílias acompanhadas pelo Primeira Infância Melhor ainda demonstraram melhor entendimento do desenvolvimento dos seus filhos e uma maior participação na rotina escolar, qualificando o vínculo e potencializando a autonomia e auto-estima de seus filhos. Além disso, percebeu-se a necessidade de uma melhor integração entre o PIM e a escola, para que os ganhos alcançados durante o acompanhamento do Programa perdurem por toda a trajetória escolar.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BERNARDES, Karine Isis. Avaliação do Primeira Infância Melhor através de estudos de casos : o encontro entre a educação formal e não-formal. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3650
Data de defesa: 19-Jan-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422399.pdfTexto Completo1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.