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dc.creatorChiappa, Rosemar Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1174654414827152por
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:05Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.issued2010-01-14-
dc.identifier.citationCHIAPPA, Rosemar Ramos. Sucesso escolar na rede municipal de Porto Alegre/RS : fatores e possibilidades. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3643-
dc.description.resumoO presente estudo analisa as escolas municipais de Porto Alegre / RS, buscando situações de sucesso escolar na rede municipal. A pesquisa partiu de uma análise do Índice de Educação Básica das escolas e dos seus resultados na Prova Brasil 2005 e 2007. Este levantamento tem como objetivo verificar se haveria indícios de progresso na aprendizagem da Rede evidenciado pelo aumento do Ideb e dos resultados da Prova Brasil. A partir deste levantamento, duas escolas foram selecionadas para serem pesquisadas: escolas que estivessem aumentando o seu Ideb e os seus resultados na Prova Brasil e que estivessem, preferencialmente, diminuindo o seu índice de distorção idade-série. A partir dessa seleção, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando entrevista semi-estruturada para coleta de dados. O estudo busca identificar que fatores estariam contribuindo para que estas escolas estivessem melhorando seus resultados na avaliação externa. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). A revisão bibliográfica ocupou-se, principalmente, da produção nacional sobre qualidade da educação e fracasso escolar. Também é feita uma reflexão sobre o papel da escola pública na sociedade à luz dos estudos de Bourdieu. Esta pesquisa insere-se na convicção de que é possível escola pública de qualidade em classes populares, desde que estes ambientes educativos mantenham o foco do seu trabalho no aluno e na sua aprendizagem e não assentem sua prática sobre um ideal de aluno esperando valores, comportamentos e prérequisitos aproximados do arbitrário cultural dominante na sociedade, arbitrário este que pode ser muito distanciado do habitus cultural do sujeito morador das periferias dos grandes centros urbanos. Uma das conclusões deste estudo é a estreita relação entre a visão positiva que o ambiente escolar tem sobre seus alunos e o seu sucesso na instituição. Em escolas de periferia que atendem sujeitos em situações desfavoráveis de existência há que se ter um olhar de possibilidades sobre a capacidade de aprender destes sujeitos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422043.pdf: 594368 bytes, checksum: 7ea3d86497042e6a9cb2288a4843bbfb (MD5) Previous issue date: 2010-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13385/422043.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO - QUALIDADEpor
dc.subjectENSINO PÚBLICO - PORTO ALEGREpor
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - AVALIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSucesso escolar na rede municipal de Porto Alegre/RS : fatores e possibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
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