Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3641
Document type: Dissertação
Title: Políticas públicas de formação continuada de docentes : dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul
Author: Fröhlich, Marcelo Augusto 
Advisor: Castro, Marta Luz Sisson de
Abstract (native): Políticas públicas de formação continuada de docentes: dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul é uma investigação que se debruçou sobre duas realidades de redes municipais de ensino, Campo Bom e Igrejinha, para investigar como os dirigentes municipais de educação preveem a formação continuada de professores nas definições das políticas públicas de suas redes, e de que forma essas políticas públicas são construídas com a participação dos professores. A pesquisa apoiou-se no paradigma construtivista e desenvolveu suas considerações a partir da análise de conteúdo, gravitando em torno das seguintes categorias: políticas públicas gestão democrática formação continuada de professores qualidade da educação e participação docente. Essa análise apoiou-se em dados obtidos por entrevistas semi-estruturadas, além de questionário fechado, aliado à análise documental, em processo de diálogo com autores como Saviani, Paro, Imbernón, Tardiff, Castro, entre outros. Observou-se que em ambas as redes não há uma política específica sobre formação de professores expressa em documento, apesar de reconhecerem a importância da formação continuada para a obtenção de uma educação de qualidade. A gestão tende a assumir uma postura verticalizada à medida que o gestor está mais tempo na função. Os professores ainda silenciam perante a possibilidade de participação e de contribuição com uma proposta de formação continuada, seja por motivos históricos de não-autoria, por uma gestão de caráter menos dialógico, ou mesmo porque o foco do trabalho está em outra discussão, como a remuneração profissional e o plano de carreira do magistério.
Keywords: EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FRÖHLICH, Marcelo Augusto. Políticas públicas de formação continuada de docentes : dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3641
Issue Date: 18-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422045.pdfTexto Completo1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.