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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629
Document type: Dissertação
Title: Professores de alunos com deficiência visual : saberes, competências e capacitação
Author: Silveira, Cíntia Murussi 
Advisor: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Abstract (native): Esta dissertação pesquisou as competências, os saberes e o impacto da capacitação dos professores das Salas de Recursos de alunos com Deficiência Visual. Esta necessidade surge da importância em aprofundar o conhecimento específico da área da Deficiência Visual, isto é, saberes e competências necessárias a atuação dos professores frente a este alunado. A partir do diálogo que estabelecemos com autores como Jacques Delors, Maurice Tardif, Maria Teresa Eglér Mantoan, Philippe Perrenoud, Deborah Deutsch Smith entre outros, pensamos que o professor, um dos agentes do processo educativo, é peça fundamental na condução do processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada e, a partir deste instrumento, ouvimos 17 professores que trabalham com deficientes visuais nas seguintes cidades: Porto Alegre, Viamão, Canoas, São Leopoldo, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, Santo Ângelo, Gravataí, Alvorada. As entrevistas foram realizadas em sua maioria nas Escolas, com grande colaboração dos professores participantes. Os principais resultados que emergiram desta pesquisa foram: a) as três disciplinas: Informática, Orientação e Mobilidade e Soroban que compõem o atendimento especializado dos alunos com deficiência visual, ainda não são vistas como prioridade no ensino destes alunos pelos professores pesquisados; b) na percepção dos professores pesquisados o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência visual não acontece de forma isolada, mas também na interação entre os colegas videntes; c) a competência mais valorizada nas entrevistas foi a competência técnica/Aprender a conhecer/Saber, seguidas pelas a Aprender a Fazer/Saber Fazer/Competências Metodológicas, Aprender a Conviver/Saber Estar/Competências Participativas e a Competência Aprender a Ser/Saber Ser/Competências Pessoais; d) os profissionais pesquisados demonstraram em sua maioria clareza da importância do seu trabalho para os alunos deficientes visuais, apesar de indicarem a necessidade de maior capacitação nas disciplinas específicas do atendimento educacional especializado para deficientes visuais, particularmente nas disciplinas orientação e mobilidade, informática e soroban ; e) a inclusão educacional dos alunos com baixa visão ou cegueira é relatada como bem sucedida nas Escolas em que as Salas de Recursos cumprem seu papel. Com a análise destes resultados, obtivemos um melhor entendimento do trabalho do professor da Sala de Recursos e do funcionamento deste espaço como recurso fundamental de apoio à aprendizagem dos alunos com Deficiência Visual.
Keywords: EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3629
Issue Date: 6-Jan-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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