Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRolla, Luiza Coelho de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710864J1por
dc.contributor.advisor1Enricone, Délcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:23:01Z-
dc.date.available2006-09-28-
dc.date.issued2006-03-09-
dc.identifier.citationROLLA, Luiza Coelho de Souza. Liderança educacional : um desafio para o supervisor escolar. 2006. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3627-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a relação estabelecida entre Supervisor Escolar e professores no cotidiano das escolas. Sabendo-se que o Supervisor é um dos responsáveis pelo planejamento, organização e execução da proposta pedagógica da escola, e nesta relação está colocado em situação hierarquicamente superior aos professores, a forma como são conduzidas essas questões interferem no resultado do trabalho da escola como um todo. A liderança educacional, nesta perspectiva, coloca-se como desafio à ação Supervisora, que além de dar conta das questões burocráticas e legais, precisa contribuir com a formação dos professores em serviço e com sua qualificação. Sendo assim, o presente trabalho apresenta o histórico do Supervisor Escolar, as funções que lhe eram atribuídas inicialmente e a evolução de suas atividades profissionais. Percebendo o caráter de líder inerente à função do Supervisor, são abordados conceitos, princípios, teorias e exemplos de liderança, e, ao final, são colocadas questões que relacionadas à atuação do Supervisor e à liderança, desafio que está posto a este profissional, a liderança educacional. A pesquisa fenomenológica ofereceu suporte teórico para a realização deste estudo, e a análise das categorias emergentes foi utilizada como forma de apresentar os resultados obtidos. Foram entrevistados 10 professores, independente do nível e do sistema onde atuam. O instrumento de pesquisa foi semi-estruturado e as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em sua íntegra. A análise dos dados apresenta o relato dos entrevistados, relacionado ao referencial que fundamenta este estudo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 347013.pdf: 302263 bytes, checksum: a9a25352d18429d5e64491d311ab78ee (MD5) Previous issue date: 2006-03-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13273/347013.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSUPERVISÃO ESCOLARpor
dc.subjectSUPERVISOR ESCOLARpor
dc.subjectLIDERANÇApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLiderança educacional : um desafio para o supervisor escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
347013.pdfTexto Completo295,18 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.