Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3625
Document type: Dissertação
Title: (Re)conhecer-se : um percurso pelas experiências da trajetória de vida e nela a formação profissional do professor que exerce a sua docência junto a alunos com deficiência visual
Author: Limeira, Juliana de Matos Quadros 
Advisor: Portal, Leda Lísia Franciosi
Abstract (native): Professor é antes de tudo e em sua essência, Pessoa. Portanto, independentemente de sua trajetória, possui uma trajetória singular que se preencheu e se preenche das mais variadas experiências, nos mais diversos contextos do seu viver. Considerando que o professor é Pessoa torna-se contraditório querer desvincular o seu eu profissional do seu eu pessoal. Por meio de uma abordagem humanística foram desenvolvidas as relações e os caminhos que se traçou ao longo deste projeto. Para tanto, este estudo propôs a seguinte investigação central: Que experiências da trajetória de vida na formação profissional dos professores que trabalham junto a alunos com deficiência visual, contribuíram para constituir o docente em que se tornou? Como objetivo geral, propus: Questionar os professores que trabalham junto a alunos com deficiência visual no ISL sobre experiências de vida que construíram em sua formação profissional para constituírem o docente que hoje são. Por meio de uma pesquisa que utilizou como metodologia o paradigma qualitativo interpretativo, foram selecionados cinco professores como sujeitos da investigação, sendo três mulheres e dois homens que trabalham exclusivamente junto a crianças com deficiência visual de variados níveis de escolaridade (seja em atividade extra-classe ou na preparação para a inclusão em classes regulares), desde a Educação Infantil até o Nível Médio. Para suporte desta investigação, utilizei como instrumentos de pesquisa a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas. A análise de conteúdo das observações e entrevistas ocorreu por meio da análise textual qualitativa (Moraes, 2007). Ao concluir a pesquisa e analisar os dados, emergiram as seguintes categorias: Ser professor em um processo de vida plena ; Emocionar-se na relação: um diálogo entre sentir, significar e fazer; Prática reflexiva: rompendo paradigmas; Encarando desafios na educação inclusiva: enfrentamento e transcendência. Essas categorias buscam apresentar a trajetória de vida dos professores entrevistados, as suas concepções com relação à pessoa, ao ensino-aprendizagem e a si próprio, demonstrando que aquilo que são em essência como pessoas caminha em unidade com aquilo que são como profissionais.
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃO
INCLUSÃO ESCOLAR
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
RELATOS PESSOAIS
AFETIVIDADE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LIMEIRA, Juliana de Matos Quadros. (Re)conhecer-se : um percurso pelas experiências da trajetória de vida e nela a formação profissional do professor que exerce a sua docência junto a alunos com deficiência visual. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3625
Issue Date: 15-Dec-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
419413.pdfTexto Completo719.01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.