Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3623
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RS
Autor: Michel, Neuza Barbosa 
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o motivo de desenvolver uma adaptação no currículo escolar para alunos com dislexia. O estudo foi realizado com três estudantes do ensino fundamental das escolas municipais de Esteio/RS que chegaram para atendimento psicopedagógico no posto de saúde, cujo diagnóstico para a dificuldade de aprendizagem era dislexia. A partir do momento que se levantou a hipótese de que a criança ou o adolescente tivesse o transtorno, iniciou-se o processo de investigação, sendo necessária avaliação multidisciplinar para a conclusão do diagnóstico. Concomitante ao atendimento psicopedagógico, investigou-se os conhecimentos que a equipe pedagógica e professores tinham sobre dislexia e orientou-os nas defasagens de conhecimento desse transtorno, através de textos e/ou encontros que tratam sobre o tema. As escolas foram orientadas a trabalhar com Adaptação Curricular Individualizada para esses alunos (ACIs) e realizou-se também atendimentos com os pais, explicando-lhes sobre o transtorno de dislexia e orientando-os como poderiam contribuir com desenvolvimento da aprendizagem do filho. A partir dos dados pôde-se descrever, de modo geral, que os professores dizem ter conhecimentos conceituais sobre dislexia, necessitando aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Quanto aos alunos, o trabalho vem mostrando resultados na diminuição do fracasso escolar e no desenvolvimento do seu bem-estar, visto aprender a lidar com essa dificuldade. Em relação ao motivo de desenvolver uma adaptação no currículo escolar para alunos com dislexia, foi possível descrever que as adaptações não são rígidas nem permanentes, à medida que a aprendizagem do aluno avança, se modifica, ou até mesmo, quando não se está percebendo que a ACI está beneficiando a sua aprendizagem, esta deve ser reorganizada pelos professores e equipe pedagógica. As considerações refletem que chegar ao diagnóstico de Dislexia não é simples, e que independente de diagnóstico precisamos conhecer em cada aluno, desde o momento em que entra para a escola, onde ele se situa em termos de habilidades escolares.
Palavras-chave: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
DISLEXIA
CURRÍCULO ESCOLAR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MICHEL, Neuza Barbosa. Adaptação curricular individualizada de alunos disléxicos em atendimento psicopedagógico em escolas municipais de Esteio/RS. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3623
Data de defesa: 9-Dez-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
419310.pdfTexto Completo809,5 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.