Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621
Document type: Dissertação
Title: Ações pedagógicas voltadas a estimulação da inteligência corporal cinestésica e as habilidades motoras de adultos médios e tardios
Author: Rodenbusch, Camila de Barros 
Advisor: Stobäus, Claus Dieter
Abstract (native): De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta média e tardia, merece uma atenção especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. Vários são os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a prática regular de atividades físicas e/ou esportivas, pois mesmo com alterações no desempenho físico, se os indivíduos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haverá um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Além disso, a prática esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Inteligências Múltiplas, que considera as manifestações corporais como uma forma de inteligência humana, a chamada Inteligência Corporal Cinestésica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas etárias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consciência de suas capacidades e limitações. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a prática esportiva, podem auxiliar para realização de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se dá por acreditar que o professor de Educação Física, ao trabalhar com adultos, deve ir além da simples prática esportiva, pois pode estimular as diferentes inteligências destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinestésica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as alterações nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta média e tardia, decorrentes do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol. A pesquisa foi qualitativa, de campo, exploratório-descritivo. O conjunto estudado foi constituído por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol, conforme inscrição para participar da atividade pré determinada e conforme os critérios de inclusão/exclusão do estudo. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol, e consistiu na Observação Assistemática Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementação deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada após o término do Programa. Como resultados principais nas três categorias de análise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marcação), as manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas começaram a criar novas soluções para as situações problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Através destes dados é possível sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a compreensão destes professores sobre as manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica, pode levar professores de Educação Física, que trabalham modalidades esportivas com adultos médios e tardios, a refletirem sobre suas ações pedagógicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas práticas e ações pedagógicas.
Keywords: EDUCAÇÃO FÍSICA
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ENVELHECIMENTO
MULHERES
ESPORTES
HANDEBOL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RODENBUSCH, Camila de Barros. Ações pedagógicas voltadas a estimulação da inteligência corporal cinestésica e as habilidades motoras de adultos médios e tardios. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3621
Issue Date: 7-Dec-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
419166.pdfTexto Completo1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.