Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcez, Sonia Iara Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8050435901520769por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lísia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:59Z-
dc.date.available2009-10-14-
dc.date.issued2008-01-14-
dc.identifier.citationGARCEZ, Sonia Iara Moura. Ecoarte : o despertar da consciência estética ecológica - projeto transdisciplinar numa escola rural em Itapuã. 2008. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3619-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa, denominado Ecoarte: o despertar da consciência estética e ecológica em projeto transdisciplinar numa escola rural em Itapuã, investiga e analisa, no período de 2001 a 2006, a importância do projeto O Pensamento Crítico Através da Arte na Escola Pública Rural, no desenvolvimento da consciência estético e ecológica bem como sua relevância como uma proposta pedagógica Transdisciplinar em Arte/Educação, que aspira ser um dos eixos de mudanças e transformações das realidades, a partir da ampliação da percepção. O processo de investigação que norteou a presente pesquisa situa-se no paradigma Qualitativo, com enfoque no Estudo de Caso Simples, numa abordagem Transdisciplinar com enriquecimento da semiótica. Investigando Quais as contribuições das intervenções artísticas efetivadas neste período no desenvolvimento da consciência estética e ecológica, Ecoarte?. Trata-se de uma investigação desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Genésio Pires, situada no Distrito de Itapuã, zona rural de Viamão-RS, que objetiva analisar o desenvolvimento das estéticas ecológicas, identificar a importância da inter-relação entre escola e comunidade e diagnosticar as conexões dos diversos conhecimentos a partir da concepção transdisciplinar. Entre alguns autores que contribuíram com referencial teórico podemos citar os estudos de Basarab Nicolescu, Ivone Richter, Marli Meira, Marie-Christine Josso, Fernando Hernandes, Félix Guattari e Fernando Soethe.O projeto apresenta as possibilidades de um diálogo que inter-relaciona estudantes, escola, comunidade e mundo nas ressignificações individuais e coletivas dos conhecimentos sob a ótica transdisciplinar, visando desenvolver o senso estético, ético, ecológico, por meio das concepções contemporâneas de Artes, segundo o pensamento de Ivone Richter. O objetivo é estimular, por meio dos processos artísticos, os indivíduos a terem a maior percepção de si, do outro, bem como dos múltiplos contextos existentes. Desta forma, ampliam-se as referências sobre realidades subjetivas dos sentimentos, dos valores, das potencialidades e da própria percepção, numa visão complexa e transcendente em que o despertar da consciência estética e ecológica ressemantiza o papel da arte e atribui novos significados. A Ecoarte imbuída de valores transculturais. Para tal foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e ex-estudantes que participaram do projeto e estão no Ensino Superior. Analisando os resultados do projeto investigado foi possível evidenciar que as experiências transdisciplinares possuem um grande potencial educativo e formativo, que precisamos viver a própria idéia e transformar as atitudes em gestos e práticas pautadas em valores mais humanos. O presente estudo nos deixa a percepção de que podemos produzir conhecimentos complexos e unificados inspirando sujeitos mais conscientes, solidários, cooperativos e afetivos, com valores que podem transcender a lógica da atual sociedade, tendo a arte como elemento de abertura das múltiplas possibilidades de articulação das potencialidades e experimentações criativas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SONIA IARA MOURA GARCEZ.pdf: 12762408 bytes, checksum: eae3233e8da109f489e062e2ffe8c17a (MD5) Previous issue date: 2008-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13238/SONIA%20IARA%20MOURA%20GARCEZ.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectARTESpor
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpor
dc.subjectESCOLAS RURAISpor
dc.subjectECOLOGIApor
dc.subjectESTÉTICApor
dc.subjectPERCEPÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEcoarte : o despertar da consciência estética ecológica - projeto transdisciplinar numa escola rural em Itapuãpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SONIA IARA MOURA GARCEZ.pdfTexto Completo12.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.