Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bordignon, Nelson Antonio | - |
dc.contributor.advisor1 | Mosquera, Juan José Mouriño | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:58Z | - |
dc.date.available | 2009-08-31 | - |
dc.date.issued | 2009-07-16 | - |
dc.identifier.citation | BORDIGNON, Nelson Antonio. Implicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na educação superior : um estudo de caso. 2009. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3615 | - |
dc.description.resumo | Esta tese em educação tem por objetivo identificar o nível e o estágio de desenvolvimento moral, em um Estudo de Caso, de um grupo de professores da Educação Superior. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa é a teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg (1927-1987). A investigação empírica se realiza no Centro Universitário La Salle Unilasalle Canoas, Rio Grande do Sul/Brasil. Os sujeitos da pesquisa são professores de Educação Superior com idade que varia de 33 a 65 anos, com tempo de magistério de 6 a 30 anos de experiência nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração universitária, atuam em 17 cursos de graduação dos 28 oferecidos pela Instituição. A metodologia usada é a discussão de dilemas morais de Kohlberg, sendo usados três deles: o Dilema de Heinz, o Dilema de Joe e o Dilema do Dr. Jeferson (APÊNDICE E). Cada dilema compreende uma sucessão de situações às quais o pesquisado respondeu, apresentando sua justificativa para cada uma delas. Uma entrevista semiestruturada com cada um dos professores completou a avaliação dos dilemas morais. A análise dos dados coletados foi realizada com base na metodologia de Bardin, considerando-se as categorias de identificação, os níveis e estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg. Os 17 sujeitos foram identificados, sendo 11 (64,70%) no Nível Convencional 5 (29,40%) no estágio 3 Das Expectativas, Relações e Conformidades Interpessoais e 6 (35,30%) no Estágio 4 Da Preservação do Sistema Social e da Consciência; e 6 (35,30%) sujeitos no Nível Pós-convencional, todos no estágio 5 Do Contrato Social ou da Utilidade e Direitos Individuais. Os resultados e as conclusões da pesquisa discutem as interfaces das respostas dos sujeitos relativas ao estágio de desenvolvimento moral, à sua vivência educativa e aos reflexos na educação, além de realizar uma síntese do que pensam e como atuam em relação à educação moral na educação superior. Apresenta-se, também, uma proposta de educação moral a partir da teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg como possibilidade e potencialidade na perspectiva da formação moral de educadores. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416193.pdf: 1346951 bytes, checksum: 9c958ad74cbe31c1bcab19f8ccb664eb (MD5) Previous issue date: 2009-07-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13228/416193.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO MORAL | por |
dc.subject | ÉTICA | por |
dc.subject | KOHLBERG, LAWRENCE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Implicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na educação superior : um estudo de caso | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
416193.pdf | Texto Completo | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.