Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3614
Document type: Dissertação
Title: Formação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre
Author: Lima, Roberto de Sousa
Advisor: Engers, Maria Emília Amaral
Abstract (native): O presente estudo teve como intenção conhecer como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas particulares percebem a sua formação continuada e sua articulação com a prática docente e os objetivos foram investigar como ocorre a formação continuada dos professores das séries iniciais e sua articulação com a prática docente; detectar pontos fracos que vêm dificultando a formação continuada dos professores das séries iniciais; os pontos fortes que auxiliam a caminhada dos alunos; contribuir com os resultados desta pesquisa, para uma reflexão sobre a formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas particulares. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso e os dados foram coletados junto aos professores, gestores, pais e alunos de duas escolas confessionais privadas de orientação marista, na cidade de Porto Alegre e, depois estudados por meio de análise de conteúdo (ENGERS, 1987). Os resultados que emergiram do estudo foram agrupados em categorias que depois foram interligadas em dois grupos: Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional e Incentivo Escolar e Relações Interpessoais e Espiritualidade, Motivação e Aprendizagem. Tais resultados revelaram que: estas escolas têm incentivado os professores para que efetivem a sua educação continuada, mas não provêem financiamento em caso de cursos de pós-graduação, porém auxiliam para que os docentes participem de congressos, encontros, bem como organizam eventos educacionais para seus professores. Há portanto uma preocupação por parte dos gestores para que seus professores se engajem em educação continuada, e dizem que os professores com maior qualificação atendem melhor aos alunos e são mais flexíveis para absorverem as reformulações, inovações propostas pela escola. Os professores assim se expressam que a formação inicial, a formação continuada e a reflexiva precisam estar inseridas em projetos pedagógicos das escolas e Instituições de Ensino Superior, pois impulsionam o desenvolvimento do profissional do magistério. E em relação a sua vida interior, o educador que é fidedigno na vida espiritual, mantém excelentes relações interpessoais com seus colegas professores, refletindo nas relações com os próprios alunos. As relações interpessoais, o sentido que damos à vida, é a maior motivação intrínseca do ser humano que se efetiva, pelo afeto na aprendizagem dos alunos e dos mestres educadores.
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
ENSINO FUNDAMENTAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LIMA, Roberto de Sousa. Formação continuada e a prática docente de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. 2006. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3614
Issue Date: 2-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346812.pdfTexto Completo254.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.