Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVargas, Patrícia Leal de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735701E9por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:56Z-
dc.date.available2009-08-10-
dc.date.issued2006-01-16-
dc.identifier.citationVARGAS, Patrícia Leal de. A história de vida do professor : uma caminhada determinante para a construção de práticas pedagógicas no uso dos recursos tecnológicos. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3611-
dc.description.resumoO presente estudo teve por finalidade perceber de que forma a história de vida do professor e, conseqüentemente, sua trajetória de formação contribuem para a construção de metodologias no uso dos recursos tecnológicos para benefício do processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quatro professoras com formação na área de tecnologias aplicadas à educação, ou informática educativa, as quais relataram suas histórias de vida, sendo assim denominadas: E1, E2, E3 e E4. Para tanto, utilizou-se o relato oral das histórias de vida como aporte metodológico e, na análise dos dados, aplicou-se a análise textual discursiva, emergindo duas categorias e quatro subcategorias. Os resultados obtidos vão ao encontro do objetivo principal da investigação: compreender como a história de vida dos profissionais da área de tecnologias aplicadas à educação influencia na sua prática pedagógica. Deste modo, construíram-se conceitos importantes acerca das vivências práticas do professor, das suas concepções teóricas, da sua visão sobre os recursos tecnológicos e de sua construção metodológica.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415562.pdf: 249671 bytes, checksum: bb0398051fd1701e8a0625b19a2c5db7 (MD5) Previous issue date: 2006-01-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13224/415562.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA história de vida do professor : uma caminhada determinante para a construção de práticas pedagógicas no uso dos recursos tecnológicospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
415562.pdfTexto Completo243.82 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.