Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vargas, Patrícia Leal de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735701E9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Bettina Steren dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:22:56Z | - |
dc.date.available | 2009-08-10 | - |
dc.date.issued | 2006-01-16 | - |
dc.identifier.citation | VARGAS, Patrícia Leal de. A história de vida do professor : uma caminhada determinante para a construção de práticas pedagógicas no uso dos recursos tecnológicos. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3611 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve por finalidade perceber de que forma a história de vida do professor e, conseqüentemente, sua trajetória de formação contribuem para a construção de metodologias no uso dos recursos tecnológicos para benefício do processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quatro professoras com formação na área de tecnologias aplicadas à educação, ou informática educativa, as quais relataram suas histórias de vida, sendo assim denominadas: E1, E2, E3 e E4. Para tanto, utilizou-se o relato oral das histórias de vida como aporte metodológico e, na análise dos dados, aplicou-se a análise textual discursiva, emergindo duas categorias e quatro subcategorias. Os resultados obtidos vão ao encontro do objetivo principal da investigação: compreender como a história de vida dos profissionais da área de tecnologias aplicadas à educação influencia na sua prática pedagógica. Deste modo, construíram-se conceitos importantes acerca das vivências práticas do professor, das suas concepções teóricas, da sua visão sobre os recursos tecnológicos e de sua construção metodológica. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415562.pdf: 249671 bytes, checksum: bb0398051fd1701e8a0625b19a2c5db7 (MD5) Previous issue date: 2006-01-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13224/415562.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educaç | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A história de vida do professor : uma caminhada determinante para a construção de práticas pedagógicas no uso dos recursos tecnológicos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
415562.pdf | Texto Completo | 243.82 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.