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dc.creatorVieira, Maurício Aires-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518477T6por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:55Z-
dc.date.available2009-06-17-
dc.date.issued2009-06-04-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3608-
dc.description.resumoTendo como referencial as diferentes formas de se ensinar e as várias metodogologias/estratégias de trabalho nos ambientes escolares, foi proposto este trabalho com o enfoque para análise das concepções de docentes, prevalecendo o trabalho em rede e o foco com projetos desenvolvidos nos educandários. Foi proposta uma pesquisa para o estudo das concepções conhecimento espontâneo (senso comum) ou adquirido através do ensino formal/tradicional, dos professores das escolas da rede municipal de Pelotas/RS e análise da possibilidade da construção do conhecimento através deste viés. Este estudo se inscreve na área de pesquisa Ensino e Educação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, e de modo geral, busca conhecer as idéias, as concepções e as dificuldades dos educadores quando confrontados com o termo projeto. O trabalho apresenta inicialmente uma revisão de conteúdos com a finalidade de disponibilizar a professores/educadores em geral subsídios sobre os tópicos abordados. A pesquisa teve como mote a construção de uma rede sistêmica que serviu de suporte para toda Tese, a fim de traçar o perfil destes agentes que trabalham com os projetos nas escolas municipais. Após a revisão bibliográfica, são apresentadas as tabulações da análise de dados capturados de um questionário, instrumento principal de pesquisa. Entrevistas semi-estruturadas também fizeram parte da análise. Como síntese, é possível dizer que na perspectiva da educação através dos projetos nas escolas (dos mais variados tipos) é exeqüível o professor desenvolver um excelente trabalho que contribua efetivamente para a educação, tornando-a mais significativa. Através do entendimento das concepções docentes, é viável e absolutamente possível auxiliar na construção do conhecimento.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413250.pdf: 1413416 bytes, checksum: 2479a3cea8c610208fbb605352acca78 (MD5) Previous issue date: 2009-06-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13212/413250.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROJETOSpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFranjas educacionais : um estudo das concepções docentes acerca dos projetos desenvolvidos em uma rede de conhecimentopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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