Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendonça, Fátima Veiga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757620E6por
dc.contributor.advisor1Abrahão, Maria Helena Menna Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:51Z-
dc.date.available2009-04-02-
dc.date.issued2009-01-07-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Fátima Veiga. A gênese do ser professor : olhar e escuta atentos para compreender os seus caminhos complexos, reflexivos e intersubjetivos. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3593-
dc.description.resumoA presente Dissertação teve como foco de análise a formação inicial do professor propondo o seguinte problema de pesquisa: como emerge o ser professor, levando em conta os aspectos teórico-práticos do curso de formação, analisados na proposta pedagógica, desenho curricular e recursos pedagógicos, bem como considerando a singularidade do sujeito em formação? A pesquisa foi realizada no Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, situado em Viamão, sob a abordagem metodológica da pesquisa participante, circunscrita no paradigma qualitativo da pesquisa educacional, no segundo semestre letivo de 2007 e primeiro de 2008. Nesta, procurei compreender o processo formativo das alunas do Curso Normal do Instituto, tanto no que se refere às dimensões teórico/práticas, quanto no que se refere aos desafios que as mesmas encontraram ao longo deste processo. Primeiramente, investiguei os desafios encontrados pelas vinte e uma alunas da disciplina de Prática de Ensino, através das entrevistas coletivas, observações das aulas teóricas e práticas, ao desempenharem suas atividades de prática junto aos alunos das classes de aplicação, situadas em escolas da rede pública municipal e estadual de Viamão. Posteriormente restringi meu foco de pesquisa para acompanhar doze, das vinte e uma alunas, nos seus estágios curriculares. Analisei também a proposta pedagógica da Escola para a formação inicial de professores junto à equipe diretiva e pedagógica, a supervisão de estágio, através de análise de documentos oficiais do Instituto e de entrevistas semiestruturadas individuais. No aprofundamento teórico apoiei-me nas teorias do professor reflexivo, propondo um diálogo com a proposta freireana da vocação ontológica do ser mais. Na tentativa de alargamento destes pressupostos teóricos, procurei uma aproximação com a teoria da complexidade segundo as idéias de Edgar Morin, especialmente utilizando-me dos princípios hologramático, recursivo e dialógico propostos por este pensador e os quatro pilares Conhecer, Fazer, Conviver e Ser, desafios da Educação para o século XXI, segundo o Relatório Delors da UNESCO, aprofundado nos trabalhos posteriores de Edgar Morin. Em conjunto com esses construtos teórico, aproximei-me do universo de formação das alunas, compondo uma rede de análise em que os princípios da complexidade e os quatro pilares foram por mim relacionados aos desafios da construção do Ser Professor, experenciados por elas. Neste universo, aprofundei, através de entrevistas individuais e observações de aulas, a maneira de cada aluna construir a auto-eco-organização, proposta por Edgar Morin, na relação que estabelecia com seus alunos, com os pais destes, com os professores formadores, e com a organização da classe de aplicação, personalizada na regente. Meu intuito foi contribuir com a discussão sobre a formação inicial de professores, entendendo esta como um movimento externo/interno do sujeito em formação, no qual redes intersubjetivas vão se tecendo, através do conjunto de elementos interligados, direta e indiretamente, e constroem a emergência do Ser Professor.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410836.pdf: 907481 bytes, checksum: bbe269bfb9ac180a655f2b2c8d8301dc (MD5) Previous issue date: 2009-01-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13011/410836.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectCOMPLEXIDADEpor
dc.subjectINTERSUBJETIVIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA gênese do ser professor : olhar e escuta atentos para compreender os seus caminhos complexos, reflexivos e intersubjetivospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410836.pdfTexto Completo886.21 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.