Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3588
Document type: Tese
Title: O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiético
Author: Machado, Júlio César da Rosa 
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Abstract (native): O relatório da pesquisa O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do Construtivismo Sistêmico Autopoiético apresentado como condição parcial para a obtenção do grau de Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, desenvolve a tese que a pedagogia inspirada no Construtivismo fundado na Epistemologia Genética de Piaget, perde, gradativamente força na prática pedagógica, porque as aprendizagens, considerando fatores sócio-culturais da atualidade, tornam-se cada vez mais fractais, necessitando uma compreensão sistêmica autopoiética delas, por parte do professor, para que ele possa fazer uma intervenção didática produtiva no processo de aprendizagem do estudante. Por meio de uma análise de caráter micrográfica, o material coletado e estudado, possibilitou a elaboração de dois construtos teóricos: o paradigma da compreensão e do Construtivismo Sistêmico Autopoiético.
Keywords: EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
CONSTRUTIVISMO
PSICOLOGIA COGNITIVA
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
AUTOPOIESE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MACHADO, Júlio César da Rosa. O erro na construção do conhecimento sob a perspectiva do construtivismo sistêmico autopoiético. 2007. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3588
Issue Date: 9-Jan-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410240.pdfTexto Completo3.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.