Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582
Document type: Tese
Title: Labirintos de espaços e tempos no cotidiano universitário : o acadêmico de administração Universidade de Caxias do Sul/Canela
Author: Silva, Maria Gorete Rodrigues da 
Advisor: Bastos, Maria Helena Câmara
Abstract (native): A pesquisa analisa as significações, estratégias e táticas utilizadas pelo acadêmico de Administração, em uma IES particular, do curso noturno, nos labirintos de tempos e de espaços contemporâneos, em busca da formação superior. O acadêmico, neste contexto, é trabalhador-estudante ou estudante-trabalhador, que busca na Universidade, por intermédio do diploma, enquanto credencial para o mercado de trabalho, e da sua formação, à ascensão social. Neste cenário, o problema de pesquisa procura relacionar três temáticas centrais: o acadêmico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) e os conceitos de habitus, capital cultural à luz de Bourdieu e a dimensão tempo e de espaço (sentidos e usos). O problema norteador foi qual o sentido (representação) e o uso (táticas e práticas) do tempo e do espaço do acadêmico (trabalhador-estudante e estudante-trabalhador) no seu cotidiano como universitário. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, que realiza um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Unidade Canela, no curso de Administração (noturno). O estudo é de natureza qualitativa e a análise dos dados está orientada na análise de conteúdo. Houve a utilização de multimétodos: questionário, descrição (a partir de roteiro prédefinido), fotografias (como apoio) e imagens construídas pelos sujeitos. Entre as questões investigadas, destacam-se tempo-espaço coletivo, tempo-espaço individual e tempo-espaço de estudo no cotidiano. Na relação com o tempo social (institucional e organizacional) e o tempo individual (das escolhas de cada um), analisa-se a plasticidade da adaptação e da experiência subjetiva de cada sujeito ao interagir com o mundo que o rodeia, afetando de forma intensa a ação sobre o cotidiano, levando aos estilos de ser acadêmico. Em linhas gerais, pode-se identificar, a partir das características socioeconômicas, dos objetivos, das expectativas e da gestão do tempo, três estilos de acadêmicos: Ligado no Amanhã, Administrando o Dia de Hoje e Hoje e Amanhã com Calma. Os resultados revelam que a sala de aula ocupa o centro das suas vivências de acadêmico, é o principal tempo e espaço coletivo. O tempo-espaço individual é buscado e construído na organização e criatividade da vivência de cada sujeito. Evidencia-se e propõe-se um projeto institucional de inserção na Universidade, para o acadêmico, com dois eixos básicos: Projeto de Vida e Gerenciamento do Tempo (fundamentado em princípios) e estratégias de aprendizagem.
Keywords: ENSINO SUPERIOR
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
ESPAÇO E TEMPO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Maria Gorete Rodrigues da. Labirintos de espaços e tempos no cotidiano universitário : o acadêmico de administração Universidade de Caxias do Sul/Canela. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3582
Issue Date: 15-Jan-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
409990 - Anexo A.pdfTexto Completo Parte A18.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000409990-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B12.7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.