Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3581
Document type: Dissertação
Title: Avaliação da aprendizagem em educação a distância onlineMaria Elisabete Bersch
Author: Bersch, Maria Elisabete 
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Abstract (native): O presente estudo tem como problema compreender como ocorrem os processos de avaliação da aprendizagem em cursos de pós-graduação na modalidade a distância online e suas implicações sobre a aprendizagem. Buscou evidenciar indicativos que possibilitem a avaliação formativa em situações de aprendizagem a distância. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa de pesquisa (SILVA e MENEZES, 2001; MINAYO, 1994). O estudo foi realizado junto à Unidade de Educação a Distância do Senac/RS, envolvendo três cursos de pós-graduação em andamento no primeiro semestre de 2008. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista, realizados com discentes e docentes, pela observação dos respectivos ambientes virtuais de aprendizagem, assim como pela consulta aos projetos pedagógicos dos cursos e demais documentos que regulamentam e orientam a educação a distância na instituição. Contou com a colaboração de catorze discentes e cinco docentes, e com o apoio da equipe gestora. Paralelamente, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando situar a educação a distância no contexto sóciocultural atual. A análise dos dados foi realizada a partir da metodologia de análise textual proposta por Moraes (2007). Ao longo do estudo foram elencadas três categorias principais: 1) Aprendizagem e educação a distância; 2) Interação, colaboração e cooperação no ensino a distância; 3) Avaliação da aprendizagem na educação a distância online. Dessas, a primeira e a terceira foram estabelecidas a priori, enquanto a segunda se constituiu na medida em que os dados foram analisados. Uma das particularidades da educação a distância online é a possibilidade de ampliar a socialização das produções dos participantes. Conseqüentemente, através da co-avaliação, da hetero-avaliação e da autoavaliação, é possível o estabelecimento de um processo avaliativo que qualifique os processos de ensino e de aprendizagem
Keywords: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BERSCH, Maria Elisabete. Avaliação da aprendizagem em educação a distância onlineMaria Elisabete Bersch. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3581
Issue Date: 8-Jan-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
409993.pdfTexto Completo2.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.