Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3572
Document type: Dissertação
Title: Avaliação das repercussões na práxis dos envolvidos em uma unidade de aprendizagem no ensino de instalações elétricas
Author: Silvestrin, Roberto 
Advisor: Borges, Regina Maria Rabello
Abstract (native): Esse trabalho é o relato das etapas de uma pesquisa-ação empreendida com o objetivo de investigar e refletir sobre as repercussões na práxis dos envolvidos em uma unidade de aprendizagem no ensino de instalações elétricas, desenvolvida junto aos alunos do curso de arquitetura de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. As unidades de aprendizagem constituem-se em modo de planejamento das atividades curriculares ao redor de um elemento de conteúdo que se converte em eixo integrador do processo, favorecendo o aprendizado significativo e, conseqüentemente, o pensamento crítico, constituindo-se numa abordagem que aproxima a prática pedagógica dos pressupostos do educar pela pesquisa. Partindo da discussão de situações vividas pelos alunos no seu dia a dia relativas aos riscos e cuidados percebidos na utilização da eletricidade, foi desenvolvido o estudo de alguns conceitos importantes sobre o assunto, bem como das ações implementadas pelos futuros profissionais na elaboração dos projetos elétricos com vistas a garantir condições de segurança aos usuários. Os dados constituídos por informações contidas nos textos escritos pelos participantes, bem como nos depoimentos e opiniões referentes às etapas de avaliação previstas na unidade de aprendizagem, foram as bases para as reflexões e questionamentos referentes à concepção de ensino que fundamentou a pesquisa, na busca de outros patamares de conhecimento e formas de ação. A análise de conteúdo foi realizada inicialmente a partir de categorias definidas a priori, constituídas pelos indicadores de pensamento crítico, com abordagem quantitativa. Depois, houve a análise do conteúdo com abordagem qualitativa, a partir dos textos produzidos pelos alunos como resultado de sua participação na unidade de aprendizagem. A presença de todos os indicadores de pensamento crítico (relevância, importância, novidade, conhecimento/experiência, ambigüidades, associação de idéias/interpretação, justificativa, avaliação crítica, utilidade prática, extensão da compreensão), com índices positivos em todos eles, apontou não apenas para o aumento na capacidade de argumentação, fundamental para a defesa de posições críticas com relação à importância das idéias trabalhadas em aula, como também a adequação com que esses argumentos de natureza variada foram utilizados para explicitar as posições assumidas pelos alunos em seus textos. A oportunização de uma seqüência de atividades, possibilitando a que eles próprios, tanto individualmente quanto em grupo, chegassem às suas próprias conclusões quanto à significação dos assuntos propostos, constituiu-se numa razão bastante evidente da mudança de atitude observada na relação dos alunos com respeito à repertorização dos conteúdos de natureza teórica importantes para fundamentar sua futura atuação profissional.
Keywords: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
ESTUDANTES DE ARQUITETURA
ENSINO SUPERIOR - MÉTODOS DE ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVESTRIN, Roberto. Avaliação das repercussões na práxis dos envolvidos em uma unidade de aprendizagem no ensino de instalações elétricas. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3572
Issue Date: 4-Jul-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
408030.pdfTexto Completo808.28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.