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Tipo do documento: Tese
Título: Memórias recompondo tempos e espaços da educação : Bom Jesus/RS (1913-1963)
Autor: Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos 
Primeiro orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Resumo: O estudo inventaria e analisa a história da educação da cidade de Bom Jesus, localizada no interior do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1913, data de emancipação do município e 1963, comemoração do seu cinqüentenário. As memórias reunidas no Acervo Municipal de Memória Oral são utilizadas como documentos de pesquisa. Memórias coletadas em decorrência de um projeto iniciado em 1990 que, construiu lugares de memória e ampliou as possibilidades de história. A pesquisa selecionou trinta sujeitos cujas narrativas, falam, entre outros aspectos, da educação institucionalizada no município, revelando práticas e formas de constituir espaços de educação na Cidade em épocas onde a escolarização era escassa em todo o Estado. Através das memórias e de outros documentos, são analisadas as categorias: política, religião, trabalho, estudo e relações de gênero, que emergiram das narrativas, possibilitando circunscrever um passado e historicizar o cotidiano da educação nessa cidade, no período compreendido entre 1913 e 1963. Utilizando a História Oral como metodologia, analisaram-se os discursos e conteúdos referentes ao ato memorialístico, as lembranças e os esquecimentos de um passado e a possibilidade de construção de uma história da educação desse lugar, nesse tempo a partir dos lugares de memória criados pelo Projeto. A pesquisa conclui que a história da educação, aqui construída, só foi possível pelo esforço de concentrar e guardar objetos e memórias orais em lugares de acesso público. Não traz uma verdade inequívoca, mas cria um regime de verdade a partir dos indícios pesquisados. Os pontos de contato entre as memórias orais propiciam a permanência do tempo necessário para que exista uma memória coletiva e, a partir dela, uma história. A sociedade de Bom Jesus recordou quando construiu lugares para colocar a memória; educou quando instituiu práticas para superar a carência de escolas e construir espaços de escolarização, em alguns casos, independentes de instituições públicas ou privadas.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
BOM JESUS (RS) - HISTÓRIA
MEMÓRIA SOCIAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Memórias recompondo tempos e espaços da educação : Bom Jesus/RS (1913-1963). 2008. 386 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3564
Data de defesa: 11-Jul-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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