Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções de uma equipe de enfermagem sobre permanência conjunta : implicações educacionais
Autor: Mulle, Josiane Dalle
Primeiro orientador: Stobäus, Claus Dieter
Resumo: Este estudo se propôs a conhecer as percepções de uma Equipe de Enfermagem sobre Permanência Conjunta e suas implicações educacionais, possibilitando um repensar das nossas práticas profissionais e educacionais no cotidiano do cuidado. A permanência conjunta constitui-se no convívio diário de pais/família acompanhando a criança durante a hospitalização. O Referencial Teórico contempla três momentos que constituem a Área Temática da investigação: A Criança e a Família; Enfermagem; Hospital, Permanência Conjunta e Aprendizado. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, posteriormente submetido a uma análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram intencionalmente escolhidos entre os membros da Equipe de Enfermagem (Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem) da Unidade de Internação Pediátrica 10°N do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e ficha informativa, utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Da Análise dos Dados emergiram nove categorias: Opção em Pediatria, Percepções do seu Trabalho em Pediatria, Sentimentos Despertados, Orientação em Permanência Conjunta, Experiência em Permanência Conjunta, Importância da Permanência Conjunta, Facilidades Percebidas da Permanência Conjunta, Dificuldades Percebidas da Permanência Conjunta e Educação para a Saúde: uma realidade? Observando as opiniões da Equipe de Enfermagem a respeito do tema, percebemos que os profissionais gostam de trabalhar com as crianças, sentem-se gratificadas e consideram este momento como fonte de aprendizagem contínua. Podemos constatar após análise das categorias apresentadas, que os profissionais foram unânimes em concordar e aprovar a permanência das famílias com seus filhos, embora sabendo que existem situações problemáticas a serem trabalhadas.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E SAÚDE
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA - ENSINO
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
RELAÇÃO PACIENTE-FAMÍLIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MULLE, Josiane Dalle. Percepções de uma equipe de enfermagem sobre permanência conjunta : implicações educacionais. 2000. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3559
Data de defesa: 26-Jan-2000
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
401920.pdfTexto Completo267,28 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.