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Document type: Dissertação
Title: Percepções de uma equipe de enfermagem sobre permanência conjunta : implicações educacionais
Author: Mulle, Josiane Dalle
Advisor: Stobäus, Claus Dieter
Abstract (native): Este estudo se propôs a conhecer as percepções de uma Equipe de Enfermagem sobre Permanência Conjunta e suas implicações educacionais, possibilitando um repensar das nossas práticas profissionais e educacionais no cotidiano do cuidado. A permanência conjunta constitui-se no convívio diário de pais/família acompanhando a criança durante a hospitalização. O Referencial Teórico contempla três momentos que constituem a Área Temática da investigação: A Criança e a Família; Enfermagem; Hospital, Permanência Conjunta e Aprendizado. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, posteriormente submetido a uma análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram intencionalmente escolhidos entre os membros da Equipe de Enfermagem (Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem) da Unidade de Internação Pediátrica 10°N do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e ficha informativa, utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Da Análise dos Dados emergiram nove categorias: Opção em Pediatria, Percepções do seu Trabalho em Pediatria, Sentimentos Despertados, Orientação em Permanência Conjunta, Experiência em Permanência Conjunta, Importância da Permanência Conjunta, Facilidades Percebidas da Permanência Conjunta, Dificuldades Percebidas da Permanência Conjunta e Educação para a Saúde: uma realidade? Observando as opiniões da Equipe de Enfermagem a respeito do tema, percebemos que os profissionais gostam de trabalhar com as crianças, sentem-se gratificadas e consideram este momento como fonte de aprendizagem contínua. Podemos constatar após análise das categorias apresentadas, que os profissionais foram unânimes em concordar e aprovar a permanência das famílias com seus filhos, embora sabendo que existem situações problemáticas a serem trabalhadas.
Keywords: EDUCAÇÃO E SAÚDE
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA - ENSINO
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
RELAÇÃO PACIENTE-FAMÍLIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MULLE, Josiane Dalle. Percepções de uma equipe de enfermagem sobre permanência conjunta : implicações educacionais. 2000. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3559
Issue Date: 26-Jan-2000
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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