Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3555
Document type: Dissertação
Title: O reconhecimento da complexidade a partir da intervenção docente frente ao erro e ao erro construtivo : fonte de busca da humana condição?
Author: Teixeira, Augusto Niche 
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Abstract (native): A presente dissertação constitui-se a partir do problema de pesquisa O Reconhecimento da Complexidade a partir da Intervenção Docente frente ao erro e ao Erro Construtivo: fonte de Busca da Humana Condição?. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada na Escola Amigos do Verde, correspondente à esfera do ensino privado da cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2007. A delimitação do foco investigativo se deu frente ao trabalho docente das duas professoras: Nicole Bruna Sauthier da Fonseca e Taís Ribeiro Brasil, responsáveis pelos Grupos quatro (4) e cinco (5) referentes à Educação Infantil, e pela primeira (1ª) série do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi por mim denominada como Complexus Metodológico. Foram utilizados como parâmetros da análise proposta três princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin (2000). Tratam-se dos princípios dialógico, recursivo e hologramático, que permitiram a construção dos filtros metodológicos de análise Sentido Dialógico, Recursiva Compreensão e Esfera Hologramática. Este processo metodológico, instrumentalmente, se caracterizou por proposições como a Observação Participante e a Escuta Digital criada ao longo do processo de análise, com a utilização e a adaptação de um programa informatizado de gravação, o SONAR. Este programa, normalmente, é executado em estúdios de música, possuindo a função de edição, mixagem e qualificação dos arquivos de áudio. Apresento ainda, neste trabalho, como um resultado aberto, a Tríade Recursiva da Complexidade. Proponho a partir da Tríade uma reflexão sobre três conceitos que, se compreendidos como interligados e interconectados, ainda que suas raízes e matrizes epistemológicas sejam diferentes, podem ser reconhecidos como recursivos, se constituindo e se reconstituindo. A prática docente e o discurso das professoras participantes supracitadas foram ressignificadas nessa e por essa criação. A idéia da Tríade se traduz em reconhecimento da complexidade, a abertura para o emocionar-se autopoiético e a vida de alteridade. Esses são os conceitos que formulam a Tríade Recursiva da Complexidade no que se refere ao fazer interventivo docente das professoras Nicole e Taís da Escola Amigos do Verde frente ao erro e ao Erro Construtivo. Cabe ressaltar que a delimitação da pesquisa ao se constituir no processo investigativo transcendeu a análise do fenômeno da intervenção docente frente ao erro e ao Erro Construtivo partindo para uma reflexão de caráter paradigmático sobre a Educação. Com este trabalho pretendo contribuir para os processos de formação dos professores brasileiros uma vez que se prospecta o desenvolvimento da Educação no terceiro milênio, em especial no que se refere à busca da humana condição a partir do fazer docente.
Keywords: EDUCAÇÃO
COMPLEXIDADE
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TEIXEIRA, Augusto Niche. O reconhecimento da complexidade a partir da intervenção docente frente ao erro e ao erro construtivo : fonte de busca da humana condição?. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3555
Issue Date: 29-Feb-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
400882 - Anexo A.pdfTexto Completo Parte A6.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000400882-Texto+Completo+Parte+B-1.pdfTexto Completo Parte B13.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
000400882-Texto+Completo+Parte+C-2.pdfTexto Completo Parte C14.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.