Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3543
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto Dança Criança e Escola Cidadã : o aprendizado da dança e a construção de significados
Autor: Silva, ângela Ferreira da 
Primeiro orientador: Bernardes, Nara Maria Guazzelli
Resumo: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, caracteriza-se como estudo de caso e problematizou a temática dança e educação, focalizando os significados construídos a partir do e no aprendizado da dança para o grupo de alunos envolvidos no projeto Dança Criança. Este projeto existe há 23 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, localizada na Vila Cruzeiro do Sul, bairro periférico de Porto Alegre. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas com 9 integrantes do projeto (faixa etária entre 6 e 14 anos), 3 familiares e 2 professoras, além de conversas informais. Também foram realizadas observações participantes durante as aulas (incluindo os e momentos de entrada e saída) e nas apresentações. O procedimento de análise dos dados foi baseado na análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: significados e sentimentos em relação à dança; motivação para aprender dança na escola; expectativas em relação à dança e à vida. O estudo está embasado na perspectiva da educação estética (HERMANN, 2005; DUARTE JR, 1981,1991) e situado na proposta pedagógica da Escola Cidadã (AZEVEDO, 1999, 2000; GADOTTI, 2000). Os resultados apontam, principalmente, que o projeto de dança constitui-se em um importante referencial para esta comunidade em relação à construção de uma aprendizagem significativa e no resgate de sentimentos de participação, integração e mobilização. As representações sociais desveladas na pesquisa indicam que a dança para este grupo dá sentido não só ao aprendizado, mas à própria vida. A partir das constatações da pesquisa, recomenda-se que projetos de educação alternativos sejam incorporados à realidade das escolas, como forma de potencializar o desenvolvimento integral dos alunos e de resignificar o ato educativo, enquanto um ato de construção de conhecimento baseado na alegria e na beleza.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
DANÇA - ENSINO
EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Educaç
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, ângela Ferreira da. Projeto Dança Criança e Escola Cidadã : o aprendizado da dança e a construção de significados. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3543
Data de defesa: 19-Dez-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399719.PDFTexto Completo7,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.