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dc.creatorScheffer, Ceres Eli Vargas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710871Z4por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:37Z-
dc.date.available2008-03-31-
dc.date.issued2007-12-20-
dc.identifier.citationSCHEFFER, Ceres Eli Vargas. Avaliação de cursos na universidade de Santa Cruz do Sul e a qualificação da graduação : contribuições e influências do olhar externo da avaliação. 2007. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3542-
dc.description.resumoEsta dissertação, na modalidade estudo de caso, analisou o olhar externo da avaliação - realizada pelo INEP/MEC - em termos de contribuições e influências nas políticas institucionais da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), para dimensão graduação, num contexto de transição entre um processo de verificação in loco para um processo de avaliação in loco a partir da implantação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Apresenta a análise e a interpretação de dados quantitativos e qualitativos - dos relatórios de avaliação externa, de documentos oficiais, informações e entrevistas - resultantes das duas avaliações externas no curso de Nutrição com base num modelo de análise desenvolvido em decorrência do estado de conhecimento sobre o tema. Tece considerações sobre o papel da avaliação como um fenômeno internacional e mecanismo de políticas públicas dos governos, associado à melhoria de qualidade da educação superior nas sociedades contemporâneas. Apresenta um aporte legal e teórico que enfatiza paradigmas e concepções de avaliação institucional e identifica a avaliação como um agente capaz de desencadear transformações tanto no curso avaliado como na instituição. Conclui que o curso foi avaliado com base em diferentes concepções de avaliação e, que na percepção do olhar institucional dos gestores do curso e da instituição, as avaliações externas de curso, apesar de se revestirem de tensionamento, são positivas, pois vêm contribuindo na qualificação de ações nos cursos e influenciando nas políticas da UNISC, para a graduação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399698.pdf: 878704 bytes, checksum: a7325c2d709984f2506effb41bcc6cb9 (MD5) Previous issue date: 2007-12-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13019/399698.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - AVALIAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação de cursos na universidade de Santa Cruz do Sul e a qualificação da graduação : contribuições e influências do olhar externo da avaliaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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