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dc.creatorCarra, Patrícia Rodrigues Augusto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550779A7por
dc.contributor.advisor1Bastos, Maria Helena Câmara-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:22:35Z-
dc.date.available2008-03-28-
dc.date.issued2008-01-10-
dc.identifier.citationCARRA, Patrícia Rodrigues Augusto. O casarão da Várzea : um espaço masculino integrando o feminino (1960 a 1990). 2008. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3536-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a analisar a cultura escolar do Colégio Militar de Porto Alegre durante o período de 1962 a 1990 a partir da memória de ex-alunos. Este estudo traz aspectos da cultura e organização escolar do colégio enquanto instituição de ensino masculina, o cotidiano pela ótica discente e infere o perfil de sujeito que a escola desejava formar procurando não cair na armadilha de considerar a existência de um único modelo de masculinidade. Também, lança luz aos sujeitos discentes e suas formas de compreender, conviver e significar o ambiente escolar. Neste espaço de tempo, esta escola alterou a sua característica de educandário masculino através da entrada, gradativa, de mulheres em seus quadros de funcionários e do ingresso das meninas na qualidade de alunas, em 1989, dando início ao Colégio Militar enquanto escola mista. Apresenta o feminino e seus sentidos circulantes no Colégio através de uma ótica que compreende a formação de homens e mulheres, bem como as suas representações, como resultantes das relações estabelecidas entre sujeitos masculinos e femininos. Infere que a presença feminina na organização escolar acontece através do trabalho e procura identificar essa presença, os reflexos e tensões no processo histórico e no cotidiano desta escola de ensino básico. O aceitar a mulher como trabalhadora e como aluna não transformou o caráter masculino da cultura do Colégio Militar de Porto Alegre. A vivência desta instituição de ensino como escola mista, assim como o crescimento do número de integrantes femininas, trabalhadoras civis e militares e alunas, é provocação para novas reflexões. A dissertação é concluída com o ingresso de alunas neste colégio masculino apontando a possibilidade de continuidade da investigação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:22:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399732.pdf: 8849707 bytes, checksum: 732b8b3b02bc8b1a0215ff9e9afc367b (MD5) Previous issue date: 2008-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13071/399732.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO MILITARpor
dc.subjectESCOLA MILITAR DE PORTO ALEGRE - ASPECTOS CULTURAISpor
dc.subjectANTROPOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO casarão da Várzea : um espaço masculino integrando o feminino (1960 a 1990)por
dc.typeDissertaçãopor
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