Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3532
Document type: Tese
Title: Educação superior privada em Macapá/Ap : gênese, expansão, dilemas e desafios em um contexto de mercado (de 1990 a 2005)
Author: Petry, Oto João 
Advisor: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Abstract (native): O estudo objetiva demonstrar que há uma relação estrutural e estruturante entre as mudanças que vêm se processando no capitalismo tardio, nos processos produtivos, com implicações no mundo do trabalho e nas políticas públicas, especialmente, nas educacionais. Na composição do trabalho faz-se a gênese das IES de cunho privado que se instalaram na cidade de Macapá/AP no período de 1990 a 2005, descrevendo as formas e estratégias utilizadas por estas para o seu posicionamento no contexto mercadológico local. Analisa-se os dilemas e desafios com os quais as IES lidam por atuarem em um contexto de mercado cada vez mais competitivo, suscitando possíveis caminhos que poderão ser saída estratégica para as mesmas não sucumbirem frente as demandas do mercado. Dois pressupostos auxiliaram como fio condutor na feitura da tese: se as IES de cunho privado, mesmo as sem fins lucrativos, estão sujeitas às regras do mercado, apesar das boas intenções manifestas em seus planos pedagógicos e documentos de gestão, seus propósitos finais devem ser o lucro, em não existindo esse, sucumbirão à implacável lei de livre mercado que as converteu em empreendimentos mercantis, razão pela qual necessitam focar suas estratégias de negócios no mercado. Segundo, em virtude da nítida configuração de práticas concorrenciais entre as IES do setor, há um caminho, suspeita-se, previsível a ser por elas percorrido, qual seja, o do aligeiramento e precarização da formação. Nos escritos evidencia-se que o fenômeno expansionista verificado no setor da educação superior no Brasil deu-se em razão da privatização do Estado engendrada no bojo das políticas neoliberais. A expansão ocorrida tem a marca da iniciativa privada e atingiu todos os recantos do país. Onde homens e mulheres estiverem, lá estará um empreendimento para ofertar este novo fetiche de consumo em que se transformou um bem social chamado de educação. Hoje, dada as suas características, o setor convive em meio à forte concorrência e alta competitividade, marcas e prenúncio de nova configuração do mesmo.
Keywords: EDUCAÇÃO - BRASIL
ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA EDUCACIONAL - BRASIL
CAPITALISMO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Educaç
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PETRY, Oto João. Educação superior privada em Macapá/Ap : gênese, expansão, dilemas e desafios em um contexto de mercado (de 1990 a 2005). 2007. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3532
Issue Date: 21-Dec-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399699.pdfTexto Completo1.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.