Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Torres, Terezinha Ione Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221631U6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Giraffa, Lucia Maria Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:18Z | - |
dc.date.available | 2008-01-02 | - |
dc.date.issued | 2007-11-19 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A". 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa realizada buscou identificar as deficiências de conteúdos, em termos de pré-requisitos de Matemática do Ensino Médio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem à área de computação, apresentam. A partir dessa investigação, elaborou-se uma proposta de ações a serem realizadas por professores universitários, a fim de minimizar os índices de reprovação ou evasão dos alunos da disciplina de Cálculo A decorrentes da falta de conhecimento de conteúdos básicos que deveriam ser apreendidos no Ensino Médio. Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica para conjugar esforços de professores e monitores da disciplina de Cálculo A na recuperação de conteúdos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do ambiente MOODLE e a criação de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar à disciplina de Cálculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver competências no sentido de superarem suas dificuldades com relação aos prérequisitos necessários para estudar e aprender os conteúdos de Cálculo A . | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397320.pdf: 991579 bytes, checksum: 1d51b203964c7521d8058a73d0b68edf (MD5) Previous issue date: 2007-11-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12873/397320.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA | por |
dc.subject | MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DIFICULDADES | por |
dc.subject | INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.subject | CÁLCULO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A" | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
397320.pdf | Texto Completo | 968,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.