Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525
Document type: Dissertação
Title: Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica
Author: Schein, Zenar Pedro 
Advisor: Coelho, Suzana Maria
Abstract (native): Esta pesquisa teve por objetivo estudar como um experimento centrado na produção e na aplicação de um objeto técnico, a balança analítica, pode favorecer a aprendizagem e o estabelecimento de relações entre o referencial empírico, os conceitos, as leis, as teorias e as linguagens simbólicas e matemáticas, envolvendo alunos de quatorze a dezesseis anos de idade, da primeira e segunda séries do Ensino Médio, do Colégio Santa Teresinha, da cidade de Taquara. Optou-se por uma abordagem construtivista, tendo por hipóteses a educação pela pesquisa e a atividade científica como prática social de referência. A metodologia utilizada nesta dissertação caracteriza-se como pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-abertas e oficinas. As entrevistas tiveram a importância de mostrar ao pesquisador, entre outros aspectos, possíveis alterações a serem realizadas nos planejamentos das oficinas. A coleta dos dados das entrevistas e oficinas foi feita por meio de gravações dos dizeres do pesquisador e dos alunos, registros de fotografias, relatórios dos pesquisados e anotações do pesquisador. Tanto nas entrevistas quanto nas oficinas, foram desenvolvidas atividades experimentais, as quais foram finalizadas com a construção de uma balança analítica e suas aplicações. Quanto aos resultados desta investigação, apresentouse a didática desenvolvida pelo pesquisador. Pode-se dizer que esta didática, desenvolver o planejamento das entrevistas e oficinas, flexibilizar este planejamento, mediar e dialogar, valorizar o conhecimento prévio dos alunos, saber ouvi-los, deixálos livres para pensar, dizer e fazer, considerar as intervenções dos aprendentes, considerar os procedimentos experimentais adotados pelos alunos, foi fundamental para auxiliar os aprendentes na construção do seu conhecimento. Outro resultado refere-se aos papéis do experimento. Denota-se a importância da atividade experimental no sentido de favorecer a construção de elos entre o referencial empírico e os conceitos, apresentando-se exemplos de evolução dos alunos no que se refere à formulação de conceitos e exemplos de como o conhecimento matemático intervém como estruturante do conhecimento físico. Outro papel do experimentro, ao considerar a atividade científica como referência, consiste em favorecer ao aluno o desenvolvimento de atitudes, de métodos e de conceitos. Salienta-se, com relação a estes aspectos, que os mesmos estão interligados, ou seja, um aspecto interfere no outro. Pretende-se que esta pesquisa possa beneficiar professores de Física e de outras áreas, suscitando questionamentos e reflexões sobre a didática do professor, os papéis do experimento, a importância das atividades experimentais, que possam servir de alicerce à prática do professor na sala de aula
Keywords: PESQUISA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM
DIDÁTICA
CIÊNCIA - EXPERIÊNCIAS
ENSINO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SCHEIN, Zenar Pedro. Estudo didático de um experimento centrado em atividades de produção e aplicação de um objeto técnico : a balança analítica. 2004. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3525
Issue Date: 4-Jun-2004
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
323102.pdfTexto Completo1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.