Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516
Document type: Dissertação
Title: O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educação química
Author: Anele, Andreia Carmelita 
Advisor: Basso, Nara Regina de Souza
Abstract (native): Esta pesquisa, desenvolvida em sala de aula na disciplina de Química, tem por objetivo investigar e descrever de que forma a utilização de uma unidade de aprendizagem sobre Energia Nuclear e Radioatividade pode contribuir para a evolução do entendimento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade dos alunos do Ensino Médio. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem é realizada por meio de um planejamento seqüencial de atividades propostas de maneira interdisciplinar, onde se procura explorar o conhecimento prévio dos alunos dando ênfase na evolução dos conceitos. Os dados analisados e discutidos foram colhidos em uma turma de primeira série do Ensino Médio, com 16 alunos, de uma Escola Estadual de Porto Alegre, ao longo do primeiro trimestre do ano letivo de 2005. O processo envolve observações, registros diários e questionários. A abordagem de pesquisa que o trabalho adota é de natureza qualitativa, sendo a opção metodológica adotada. Sobre a análise dos dados resultantes da pesquisa emergem três grandes categorias: Ciência é o estudo, conhecimento e descobertas; Tecnologia: avanço e seus benefícios, e as relações entre Ciência e Tecnologia e seus efeitos na Sociedade. Mostra o uso de uma abordagem com o enfoque CTS, que permite levar os alunos a se posicionar de maneira critica frente a situações problemáticas construindo desta forma o pensamento científico. Para tanto, a Unidade de Aprendizagem aborda um tema de interesse dos alunos onde o professor atua exercendo o papel de mediador durante as atividades. O processo de pesquisa, a partir da aplicação do CTS procurou viabilizar a compreensão comum e trazer instrumentos procedentes do pensamento para enriquecer o processo de construção do conhecimento e evolução das concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. As considerações finais apontam para o uso de uma abordagem diferenciada de utilização da Unidade de Aprendizagem, em sala de aula, na Educação Química, com o enfoque CTS, a fim de possibilitar a evolução das concepções dos alunos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Keywords: QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS - ENSINO
APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: ANELE, Andreia Carmelita. O enfoque CTS em sala de aula : uma abordagem diferenciada utilizando a unidade de aprendizagem na educação química. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3516
Issue Date: 20-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
392255.pdfTexto Completo434.98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.