Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3493
Document type: Dissertação
Title: Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
Author: Model, Silvana Lumertz 
Advisor: Cury, Helena Noronha
Abstract (native): Para a evolução do pensamento matemático foi necessário o desenvolvimento de sistemas de representação e, da compreensão dos símbolos utilizados, depende, muitas vezes, o estabelecimento da comunicação entre professor e aluno. As dificuldades no uso da simbologia matemática e na manipulação de registros de representação têm causado problemas na aprendizagem de vários conteúdos. Em alguns deles, como Teoria dos Conjuntos, Intervalos e Funções, são muitos os símbolos utilizados. Os registros de representação, assim como a simbologia envolvida nesses conteúdos, foram apresentados e trabalhados desde o Ensino Fundamental, contudo ainda mostram-se como fonte de incertezas. Assim, por meio desta pesquisa, pretende-se compreender as razões das dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no entendimento e na utilização da simbologia matemática, com vistas a auxiliar alunos e professores na comunicação em sala de aula. Também é necessário salientar que a compreensão dessa simbologia e o trânsito entre os diferentes registros de representação podem melhorar o desempenho estudantil em Matemática como conseqüência da facilidade na comunicação escrita. A pesquisa foi realizada por meio de observações em sala de aula, da aplicação de um teste e de entrevistas com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Como resultados, são apontadas as dificuldades evidenciadas pelos alunos no uso da simbologia e no trânsito entre os registros de representação, discutindo-se possíveis causas para os problemas
Keywords: MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MATEMÁTICA - DIDÁTICA
SÍMBOLOS - MATEMÁTICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: MODEL, Silvana Lumertz. Dificuldades de alunos com a simbologia matemática. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3493
Issue Date: 12-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
336561.pdfTexto Completo708.54 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.