Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490
Document type: | Dissertação |
Title: | Avaliação da aprendizagem em química no ensino médio : a produção escrita como instrumento |
Author: | Moreira, Maria Aparecida Oliveira |
Advisor: | Ramos, Maurivan Güntzel |
Abstract (native): | Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de avaliação do ensino e da aprendizagem com estudantes do ensino médio, tendo origem a partir de reflexões sobre a prática avaliativa da autora. O principal objetivo da pesquisa é produzir conhecimento sobre avaliação, utilizando como instrumento, a produção escrita dos alunos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, alguns teóricos serviram de apoio, como Demo (2002), Hoffmann (1994), Luckesi (1998), Libâneo (1994), Moraes (2003), Perrenound (1999). Ao desenvolver a avaliação da aprendizagem em Química no ensino médio, pretende-se compreender como se dá o progresso da aprendizagem dos alunos, num contexto do educar pela pesquisa, entendendo que a produção escrita é fundamental para essa aprendizagem. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio de um grupo de quarenta e cinco alunos de um colégio estadual de ensino médio de Porto Alegre, ao longo do primeiro semestre de 2004. Desses, cinco tornaram-se sujeitos de pesquisa. Foram também realizadas entrevistas com esses cinco alunos, que participaram ativa e intensamente do processo. O material de análise é composto de textos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da pesquisa. Sobre esses dados foi procedida uma análise textual qualitativa, da qual emergiram três categorias: a evolução dos conceitos estudados, a tomada de consciência da relevância do estudo desses conceitos e a sua relação com o cotidiano. A avaliação, por meio da produção escrita, mostrou-se possível de ser realizada e adequada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em Química, além de oferecer ao professor informações sobre as facilidades e dificuldades do processo de aprendizagem e do desenvolvimento de competências |
Keywords: | QUÍMICA - ENSINO MÉDIO APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO - AVALIAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PESQUISA EDUCACIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Fíca |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | MOREIRA, Maria Aparecida Oliveira. Avaliação da aprendizagem em química no ensino médio : a produção escrita como instrumento. 2005. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3490 |
Issue Date: | 15-Jul-2005 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
336558.pdf | Texto Completo | 504.63 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.