Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jaquês, Jussara da Rocha | - |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Roque | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:13:08Z | - |
dc.date.available | 2007-05-11 | - |
dc.date.issued | 2005-10-06 | - |
dc.identifier.citation | JAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486 | - |
dc.description.resumo | O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender . | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340781.pdf: 382893 bytes, checksum: 76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9 (MD5) Previous issue date: 2005-10-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12593/340781.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Fíca | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | por |
dc.subject | PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
340781.pdf | Texto Completo | 373,92 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.