Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJaquês, Jussara da Rocha-
dc.contributor.advisor1Moraes, Roque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:08Z-
dc.date.available2007-05-11-
dc.date.issued2005-10-06-
dc.identifier.citationJAQUÊS, Jussara da Rocha. Avaliação mediadora : uma proposta para a educação superior. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3486-
dc.description.resumoO trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes. Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa aprender a aprender .por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340781.pdf: 382893 bytes, checksum: 76e51ced1cf660a61e709daac968d7e9 (MD5) Previous issue date: 2005-10-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12593/340781.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação mediadora : uma proposta para a educação superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
340781.pdfTexto Completo373,92 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.