Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaon, Céres Muniz-
dc.contributor.advisor1Hillebrand, Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:13:08Z-
dc.date.available2007-05-11-
dc.date.issued2005-06-24-
dc.identifier.citationCAON, Céres Muniz. Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3484-
dc.description.resumoEste estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Deduz-se das informações obtidas a necessidade dos professores adquirirem conhecimentos mais aprofundados das teorias de educação e das concepções epistemológicas subjacentes a elas que embasem sua ação pedagógica e os façam refletir criticamente a respeito dessas ações. Diante das respostas dos professores pesquisados e à luz dos saberes de vários teóricos, pude perceber que o agir pedagógico manifestado por eles está mais alicerçado em suas experiências cotidianas em sala de aula do que em uma reflexão sobre a intenção da ação docente. Ficou evidenciada a insuficiência de conhecimentos e compreensões dos aspectos epistemológicos relacionados ao ensino e à aprendizagem. Os encontros pedagógicos no espaço escolar, voltados para a discussão do ensino e da aprendizagem precisam ser incentivados e oportunizados, permitindo a comunicação, a reflexão, a troca de saberes e a busca do entendimento das concepções do conhecimento, sua gênese e desenvolvimento, assim como as epistemologias subjacentes a essas concepções que esclareçam os modos de como se ensina e de como se aprende, resignificando o trabalhopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333931.pdf: 364833 bytes, checksum: 312ca78f361a645fb4c07280503489fd (MD5) Previous issue date: 2005-06-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12628/333931.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Fícapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subjectBIOLOGIA - ENSINOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
333931.pdfTexto Completo356.28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.