Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3459
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelação matemática e alfabetização científica da educação básica
Autor: Selong, Lisiane Milan
Primeiro orientador: Biembengut, Maria Salett
Resumo: Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar a alfabetização científica de estudantes de Ensino Fundamental e Médio por meio da Modelagem Matemática na Educação. Os procedimentos metodológicos dividem-se em quatro etapas, denominadas Mapas, a saber: mapa de identificação, mapa teórico, mapa de campo e mapa de análise. No mapa de identificação constam os dados e as informações que justificam a escolha do tema, o pressuposto, a identificação do problema, as questões de pesquisa, os objetivos e os procedimentos metodológicos. No mapa teórico apresentam-se as teorias que deram suporte à pesquisa referente à Modelagem Matemática, Modelagem Matemática na Educação, Alfabetização Científica e Letramento Científico. O mapa de campo dispõe da elaboração e aplicação do material didático para a coleta dos dados e a organização dos materiais coletados. A coleta dos dados aconteceu em dois momentos: inicialmente, fez-se uma aplicação com quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio totalizando 122 estudantes, de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, sendo a docente a autora desta pesquisa; na sequência, realizou-se a aplicação da mesma modelação com um grupo de estudantes voluntários da 6ª série do Ensino Fundamental na mesma escola do grupo anterior em horário extraclasse esse grupo iniciou com 15 estudantes e nove concluíram as atividades. No mapa de análise, realizou-se o estudo qualitativo dos dados e fez-se a interação entre o mapa teórico e o mapa de campo, o que possibilitou verificar em quais níveis de alfabetização científica os estudantes se encontravam nas três fases da modelação. Identificou-se que os estudantes não se classificaram apenas em um nível durante a modelação e que apresentaram progressos durante as três fases de modelação.
Abstract: This Master thesis was aimed at analyzing the scientific alphabetization of students in primary and secondary education through the Mathematical Modeling in Education. The methodological procedures are divided into four stages, called maps, to know: Identification Map, Theoretical Map, Field Map and Analysis Map. Identification Map contains: data and information justifying the theme choice, the presupposition, identification of the problem, research questions, objectives and methodological procedures. Theoretical map shows the theories that supported the research concerning: Mathematical Modeling, Mathematical Modeling in Education, Scientific Alphabetization and Scientific Literacy. In the field map was performed the elaboration and application of didactic material for the collection of data and the organization of the collected materials. The data collection occurred in two stages: initially did application with four classes of first year of high school - totaling 122 students from a school in the interior of Rio Grande do Sul, being the teacher the author of this research; in sequence, was performed its modeling application with a group of volunteer students from sixth grade elementary in the same school group previous in extra-time class - this group started with 15 students and 9 concluded the activities. In analysis map was performed qualitative analysis of the data and made the interaction between the theoretical map and field map, which enabled to verify in which levels of scientific alphabetization students were in the three phases of modeling. It was found that students did not qualify only at a level during the modeling and have shown progress during the three phases of modeling.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO BÁSICA
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
ALFABETIZAÇÃO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: SELONG, Lisiane Milan. Modelação matemática e alfabetização científica da educação básica. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3459
Data de defesa: 21-Mar-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
450464.pdfTexto Completo7,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.