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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3458
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literacia estatística e probabilística no ensino médio
Autor: Ody, Magnus Cesar 
Primeiro orientador: Viali, Lorí
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a Literacia Estatística e Probabilística de alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Tratou de identificar e analisar as habilidades e as competências em Literacia no Tratamento da Informação e da Incerteza. A pesquisa envolveu 21 turmas, sendo nove de uma escola da periferia e 12 de uma escola localizada na área central da cidade. O universo pesquisado envolveu 444 alunos. Os dados foram coletados por meio de um questionário formado por questões informativas para levantar identificações gerais e avaliativas com o propósito de identificar a Literacia. A pesquisa foi realizada por meio de uma extensa revisão bibliográfica e diferentes perspectivas teóricas. Apoiou-se, ainda, em documentos legais, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A metodologia utilizada foi a de métodos mistos com base em Creswell (2010). A análise quantitativa foi feita de forma descritiva, apresentando resultados por meio de gráficos e tabelas. A análise qualitativa utilizou a metodologia da Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Os resultados indicam que os alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio apresentam limitadas habilidades na escrita, na leitura, no cálculo e na interpretação de dados contidos em gráficos e tabelas. Desse modo, o desempenho dos alunos foi insatisfatório ao considerar a Literacia enquanto uso de habilidades e competências. Alunos da terceira série tiveram melhores resultados que os alunos da primeira série, porém, com semelhantes dificuldades no Tratamento da Informação e da Incerteza. As habilidades e as competências demonstradas em cada série, associadas àquelas agregadas nesta etapa de ensino, mostram a defasagem na aprendizagem desse bloco de conteúdos na conclusão do Ensino Médio.
Abstract: The present study aimed to investigate the Literacy Estatítics and Probabilistic for students entering and graduating from high school in two public schools in a city in the metropolitan region of Porto Alegre, RS. It tried to identify and analyze the abilities and competences in Literacy in the Information Treatment and Uncertainty. The research involved 21 groups, being nine of one city border school and 12 of the city central area. The researched universe involved 444 pupils. The data were collected through a questionnaire formed by informative questions to know general identification with the purpose to find Literacy. The research included a big bibliographic review and diferent theoretic perspectives. It was based, yet, in legal documents, mainly National Curriculum Parameters (PCN). The used methodology was that of the combined methods, based in Creswell (2010). The quantitative analysis was made in a descriptive way, showing results by charts and tables. The qualitative analysis employed the methodology of Textual Discourse (MORAES; GALIAZZI, 2011). The results indicate that the high school incoming and outgoing pupils showed limited abilities in charts and tables data writing, reading, calculation and interpretation. Thus, the pupils development was not satisfactory, considering Literacia as abilities and competences employment. Third degree pupils had better results than that of the first ones, but with similar difficulties in Treatment Information and Uncertainty. The shown abilities and competences in each degree, associated to those linked to this knowledge phase show the loss of learning in this area on the high school conclusion.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - BRASIL
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO MÉDIO
PROBABILIDADES
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Fíca
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: ODY, Magnus Cesar. Literacia estatística e probabilística no ensino médio. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3458
Data de defesa: 27-Mar-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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