Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3457
Document type: Dissertação
Title: O ensino de física das radiações em ambientes hospitalares : avaliação das concepções sobre raios x com enfoque na prevenção e tecnologia
Author: Luz, Renata Matos da 
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Abstract (native): Este trabalho teve o propósito de identificar as concepções de profissionais com formação técnica em radiologia, atuantes no mercado de trabalho, quanto ao domínio dos conceitos de Física Moderna relacionados à sua profissão, assim como a valorização que dão a esses conceitos. Para atingir este objetivo o presente estudo aplicou um questionário e coletou informações diretamente dos sujeitos de pesquisa por meio de um diário de campo. A fundamentação teórica elucidou a percepção dos resultados atingidos apontando possíveis ações a serem assumidas. Os dados do questionário foram analisados segundo abordagem qualitativa orientada pela Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam a necessidade do aprofundamento no ensino de Física para essa área de formação, pois considerando conteúdos como indispensáveis na formação do profissional (BRASIL 2000; 2011), observa-se em grande parte dos resultados conhecimentos pouco elaborados, linguagem restrita e divergências entre os conceitos. Também foi perceptível que os sujeitos consideram importante o conhecimento dos conteúdos de Física relacionados à sua profissão. O presente trabalho permitiu identificar o nível de compreensão dos conceitos de Física moderna, bem como dificuldades e curiosidades de profissionais com formação técnica em radiologia. Entender as dificuldades dos alunos pode ser um caminho importante para o reconhecimento da necessidade de novas estratégias de ensino. Os resultados obtidos poderão contribuir com a melhoria dos currículos dos cursos e sensibilização das direções pedagógicas quanto à importância da formação do docente que atua na disciplina de Física nessa área de formação.
Abstract (english): This paper aimed to identify the conceptions of professionals with technical degree in radiology, operating in the labor market, concerning the field of Modern Physics concepts related to their profession as well as the value they give to these concepts. To achieve this goal the present study applied a questionnaire and collected information directly from research subjects through a field diary. The theoretical elucidated the perception of the achieved results indicating possible actions to be taken. The questionnaire data were analyzed according to qualitative approach guided by Discursive Textual Analysis. The results indicate the need for deepening the teaching of Physics in this area of training, considering it as essential content in professional training (BRAZIL 2000, 2011), little developed knowledge, restricted language and differences between concepts are observed in large part of the results. It was also noticeable that individuals consider important to know the contents of Physics related to their profession. This study identified the level of understanding of the modern Physics concepts, as well as radiology professionals‟ difficulties and curiosities. Understanding students' difficulties can be an important way to recognize the need for new teaching strategies. The results may contribute to the improvement of courses curriculum and to the awareness of pedagogical directions related to the importance of training teachers engaged in the subject of Physics in this education area.
Keywords: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
FÍSICA MODERNA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
RADIOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Fíca
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3457
Issue Date: 27-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
449340.PDFTexto Completo2.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.